UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Empresas juniores apresentam possibilidades de empreendedorismo e autonomia no trabalho na Feira UFPR Cursos e Profissões

As empresas juniores (EJ) estão marcando presença na Feira UFPR Cursos e Profissões de 2018. Elas apresentam aos futuros universitários a oportunidade de ingressar no mundo empresarial desde o início da graduação de uma forma muito diferente dos estágios, com mais autonomia e responsabilidade.

A proposta das empresas é proporcionar a vivência profissional, com o desenvolvimento de projetos e serviços sob orientação de docentes da UFPR. A iniciativa fornece aos membros experiência em três principais esferas: gestão, projetos e empreendedorismo.

Os estudantes de Economia, Marcelo Lopes da Silva, e de Administração, Alvaro Ribas, estão no primeiro ano de seus cursos e já fazem parte da JR Consultoria, empresa júnior que integra os cursos de Ciências Sociais Aplicadas e oferece soluções eficientes em gestão empresarial.

“Oferecemos soluções em processos, finanças, gestão de pessoas, mercado, estratégia e marketing para empresas de grande e pequeno porte. Detectamos os problemas e, a partir daí não entregamos projetos, mas sim as soluções”, explica Silva, integrante do departamento comercial da JR.

“É a melhor experiência que você pode ter durante a faculdade, pois aprendemos coisas de várias áreas, que não aprenderíamos nem em sala de aula, nem em estágios. Temos a responsabilidade de realizar um trabalho na prática que será entregue ao cliente”, conta Ribas.

A ECOMP — empresa júnior de Informática da UFPR que engloba três cursos: Ciência da Computação, Informática Biomédica e Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas — desenvolve sites e aplicações web. Nicolas De Marco está no 2º ano e é assessor de negócios, sua função é fazer o intermédio entre cliente e empresa.

Empresas juniores de diversos cursos têm stands na UFPR: Cursos e Profissões. Foto: Marcos Solivan

“Aqui temos um papel muito forte enquanto gestores. Podemos tomar decisões, expressar opiniões e até fazer grandes mudanças na empresa. Na ECOMP eu desenvolvi habilidades muito além das inerentes à Ciência da Computação. Hoje eu consigo me comunicar melhor, fazer prospecções, vender, entre outras experiências”, revela.

Segundo ele, participar de uma empresa júnior faz toda a diferença ao sair da universidade, pois muda a forma de se portar diante das mais diversas situações. “Eu tenho muita vontade de empreender no futuro. Ainda não tenho uma ideia formada, mas já penso em me reunir com meus amigos e criar algo. Acho que esse é o objetivo das EJ, criar empreendedores e transformar o Brasil”.

O curso de Engenharia de Produção também tem sua EJ. A EngePro Consultoria Jr realiza consultoria de baixo custo visando atender o pequeno e médio empresário. O presidente, Leonardo de Souza, tem a responsabilidade de organizar todo o planejamento da empresa e diz que a maior função do estabelecimento é promover vivência empresarial na área do curso.

“Nós focamos na parte industrial, realizamos projetos de otimização de layout, mapeamento de processos e metodologia 5S. Capacitamos todos os membros com treinamentos contínuos, eles aprendem a prospectar novos clientes, desenvolvem oratória, liderança e pertencimento de equipe”, afirma o estudante. Para ele, fazer parte da empresa  transformou sua vida na universidade e auxiliou no desenvolvimento de habilidades pessoais.

A Geologia – ciência que estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra – também proporciona aos alunos do curso a experiência prática com a Pangea Jr, empresa de consultoria na área. O presidente, Rafel Cenatti, conta que os projetos realizados na EJ introduzem os integrantes no mercado de trabalho. “Aqui temos responsabilidade financeira r com prazos, é um desafio muito grande. Para mim, o mais valioso dessa experiência é sair da universidade já sabendo os passos para montar minha própria empresa”.

A feira de cursos conta com stands de diversas empresas juniores que fazem parte da UFPR e a visita a eles pode ter papel fundamental na escolha do curso, principalmente pra quem já tem um perfil empreendedor e quer aprender a tomar decisões e gerenciar várias áreas de um negócio.

Sugestões

Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...
PICCE oferta inscrições para professores em Formação Continuada para Educação em Ciências
PICCE oferta 500 vagas para professores com aulas pela Universidade Virtual do Paraná. Inscrições abrem...
Cipead seleciona bolsistas para apoio às disciplinas transversais de graduação
O edital para seleção de tutor, na modalidade de bolsista, está aberto até o dia 11 de março. A Universidade...