Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

XVIII Vestibular dos Povos Indígenas: veja a lista de classificados para graduação na UFPR; matrículas em 30/1

Superintendência de Comunicação Social     17 de janeiro de 2019 - 11h31

Atenção: o texto abaixo foi alterado em 21/1/19, às 20h05, para corrigir as datas previstas para a convocação para as chamadas complementares, que foram recentemente alteradas em edital.

Foi publicada no último dia 14 a lista dos dez classificados para as vagas de graduação que a UFPR reservou para o XVIII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, realizado em outubro. Os nomes podem ser conferidos neste link (edital) ou mais abaixo nesta página.

A UFPR fará a recepção e o acolhimento dos futuros alunos nos dias 30 (quarta-feira) e 31 de janeiro (quinta), no Prédio Histórico (Praça Santos Andrade, em Curitiba). O Registro Acadêmico será realizado no dia 30, às 15h45, também no Prédio Histórico.

Houve 852 inscrições homologadas e foram oferecidas 52 vagas em oito universidades. A distribuição das vagas pode ser conferida no Manual do Candidato.

Matrículas

Para efetivar a matrícula na UFPR na tarde do dia 30 de janeiro, os aprovados precisarão apresentar documentação (sempre original e uma fotocópia simples).

A lista abrange documentos pessoais (documento de identificação e certidão de nascimento ou casamento) e escolares (certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente ou excepcionalmente declaração de conclusão de ensino médio). Além desses, é preciso apresentar comprovante impresso de situação cadastral no CPF, obtido no site da Receita Federal (acesso por este link).

O candidato que não puder comparecer pode fazer o registro por meio de um representante, que deve ter com ele um termo com firma do estudante reconhecida em cartório (veja aqui um modelo de documento).

Vagas remanescentes

Caso as vagas não sejam preenchidas na primeira chamada, a UFPR fará até quatro chamadas complementares neste ano.

As datas de divulgação dos editais de convocação são: 5 de fevereiro; 14 de fevereiro; 22 de fevereiro; e 28 de fevereiro. Os candidatos podem monitorar os editais no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. Atenção: as datas foram alteradas por uma retificação  divulgada no dia 18.

Histórico

O Vestibular dos Povos Indígenas é realizado anualmente, desde 2000, por meio de uma rede de universidades paranaenses criada para permitir acesso ao ensino superior para a população indígena. Além da UFPR, participam do processo sete universidades estaduais: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e do Paraná (Unespar).

Nesta edição, o vestibular foi organizado pela UEPG com a coordenação da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), entidade do governo estadual que promove ações para a permanência e a formação acadêmica e profissional dos indígenas.

LISTA DOS CLASSIFICADOS PARA A UFPR (por ordem de classificação):

Paulo Magno da Costa Santos
Vanessa Lopes Bute
Lais Lopes Bute
Amanda Simões Polidório
Marcos Alexandre Malheiros Sales
Antonio Benitez
Filipe Volf Pedro
Otávio Júnior da Costa
Natan Rosa Pereira Marcolino
Matheus Nunes Lopes

(Link oficial aqui)

PROGRAMAÇÃO DA RECEPÇÃO AOS CALOUROS

Dia 30/1

9 horas

Recepção
Orientação para escolha do curso

15h45

Procedimentos acadêmicos
Registro Acadêmico

Dia 31/1

9 horas

Apresentação das atividades do Núcleo Universitário de Educação Indígena (Nuei)
Orientação sobre programas e projetos acadêmicos
Orientação sobre os programas de auxílios financeiros

Para mais informações, acesse o site do NC-UFPR.