Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

XIX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná: 750 candidatos disputarão as vagas; provas serão em novembro

Passada a fase recursal, a quantidade de inscrições homologadas do XIX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná aponta que 750 candidatos disputarão as vagas nas universidades participantes — além da UFPR, as universidades estaduais de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar), do Centro-Oeste (Unicentro), de Londrina (UEL) e de Ponta Grossa (UEPG). O resultado definitivo das inscrições homologadas foi divulgado nesta segunda-feira (30).

Das inscrições homologadas, 266 são de candidatos de comunidades indígenas que farão as provas em Londrina; 174, em Mangueirinha; 160, em Nova Laranjeiras; 88, em Manoel Ribas; e 62, em Curitiba. O principal motivo para indeferimento de inscrições foi a ausência de documentação, uma vez que os candidatos precisam comprovar vínculo com comunidade indígena (do Paraná, no caso das instituições estaduais; e brasileiras, no da UFPR).

A lista de nomes está disponível aqui.

Provas

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro, nas cidades referentes às comunidades com as quais os candidatos possuem vínculo. A organização geral está a cargo da UFPR, por meio da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) — a atribuição é rotativa entre as universidades participantes e a supervisão é da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), do governo estadual.

Pela regra do vestibular, a UFPR disponibiliza dez vagas de graduação suplementares (portanto, extras em relação às ofertadas via vestibular e Sistema de Seleção Unificada); e cada universidade estadual, seis vagas. Os mais bem colocados no vestibular têm prioridade na ordem de escolha dos cursos.

Acompanhe o processo seletivo de 2019 no site do NC

Leia notícias sobre o Vestibular dos Povos Indígenas na UFPR neste link

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...