Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Workshops e palestras sobre empreendedorismo movimentam o Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação

‘Vai lá e faz’ é o nome das atividades organizadas pela Agência de Inovação da UFPR no 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação. A ação ofereceu workshops, palestras e bate-papos com diferentes temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo. O fechamento do evento aconteceu no campus Rebouças com o tema “Histórias que inspiram” onde quatro convidados puderam falar um pouco de suas experiências em diferentes campos profissionais e de inovação. O bate-papo foi mediato por Gian Gonçalves, CEO da Marketing Digital Yeap, empresa apoiadora do “Vai lá e faz”.

Bate-papo “Vai lá e faz – histórias que inspiram” – Foto: Agência Yeap!

Os convidados Ronaldo Cavalheri, CEO do Centro Europeu, Vanessa Romankiv, Fundadora do grupo TechLadies, Dante Nolasco, Empreendedor de Negócios de Impacto Social e Caroline Costa, sócia criadora da franquia ‘O Famoso Brigadeiro’ falaram de suas estratégias como líderes de projetos e empresas explicando como lidam com os desafios que vão aparecendo no curso de sua atuação.

Romankiv contou como surgiu a ideia de fundar um grupo para estimular que mais mulheres se envolvam com a área de tecnologia e apoiar aquelas que optaram por este caminho. “Eu percebia que além de haver poucas mulheres na área muitas acabavam desistindo”, explica. Para ela, que trabalha com Tecnologia da Informação, o objetivo é que o grupo não seja mais necessário no futuro e que não haja mais barreiras de gênero para as mulheres que tenham interesse na área.

Cavalheri falou sobre a experiência de administrar uma empresa do porte do Centro Europeu e sobre a visão da empresa, que busca oferecer cursos para formar profissionais alinhados com o mercado de trabalho da atualidade. Segundo o administrador, o desenvolvimento de habilidades sociais e o enfoque na formação de uma carreira são os diferenciais dos empregos que vão surgir nos próximos anos. “Precisamos parar de pensar em se preparar para conseguir um emprego simplesmente, no qual você pode ser substituído, e pensar em desenvolver uma carreira”. Destacou que muitas das profissões da atualidade podem acabar sendo substituídas pela automação por isso é preciso focar no desenvolvimento de habilidades que vão perdurar.

Envolvido com diversos projetos, Nolasco, que também é desenvolvedor TI falou sobre seus projetos. um deles é o “Projeto Marvin – uma não-escola”. O empreendedor conta que a ideia na verdade se refere a uma nova forma de promover o conhecimento sem as restrições da escola tradicional. Explica que não há salas de aula nem divisão por idade, o objetivo é que todos ali estejam sintonizados na busca pelo conhecimento. O jovem falou também da atuação em um projeto social em Brumadinho, Minas Gerais. “Quando soubemos do acidente nós pegamos um carro e fomos para lá”, ele conta ainda que chegando lá e vendo a situação de calamidade não puderam fazer muita coisa já que a necessidade imediata era por bombeiros e pessoal da área de saúde, mas a partir de então estabeleceram o projeto que oferece apoio psicológico para a população atingida pelo acidente além de apoio para a geração de renda por meio de formação para o empreendedorismo.

A empresária Caroline Costa contou para o público sobre a experiência de abrir um negócio. Ela e o marido começaram a fazer brigadeiros em casa para vender e resolveram expandir o negócio abrindo o que hoje é a franquia”O Famoso Brigadeiro”. Costa contou os percalços no início do negócio e os passos que foram dando até se estabelecer no mercado.

Segundo Alexandre Donizete Lopes de Moraes, um dos organizadores, o evento foi uma oportunidade para dar maior visibilidade às atividades da agência e poder promover a cultura do empreendedorismo. Alexandre é Coordenador de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Agência de Inovação da UFPR.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...