Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Workshop internacional discute a aplicação da biologia molecular na parasitologia; inscrições abertas

O Laboratório de Parasitologia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá Workshop Internacional: Biologia Molecular em Parasitologia. objetivo do evento é atualizar o conhecimento em diversas ferramentas relacionadas à biologia molecular, bem como a sua aplicabilidade na parasitologia e na saúde pública  

As inscrições estão abertas nformulário disponível perfil do laboratório no Instagram. As vagas para a edição do dia 29 de abril já estão esgotadas. Porém, foi aberta uma nova turma para o dia 13 de maio, com 100 vagas. Podem participar alunos de graduação, de pós-graduação, pesquisadores e demais profissionais da área da saúde. 

As palestras serão transmitidas pelo YouTube e estão divididas em três eixos: Rastreabilidade Ambiental de Parasitos; Diversidade Genética de Parasitos; e Biologia Evolutiva e Genômica de Parasitos. Além disso, os participantes receberão previamente um resumo, vídeo e artigos de interesse sobre as palestras. “Os inscritos obterão informações atuais acerca do tema e participarão de discussões relevantes, com pesquisadores experientes, de instituições nacionais e internacionais”, afirma o professor Diego Averaldo Guiguet Leal, do Departamento de Patologia Básica da UFPR e coordenador do evento. 

Além de Leal, participam da organização do workshop a professora Taís Rondello Bonatti, da Universidade Paulista (UNIP), o discente de graduação em Nutrição da UFPR Gabriel Farias e o professor Andrey José de Andrade, sendo os docentes os moderadores do evento e das palestras.  

O coordenador explica que a parasitologia é uma ciência multidisciplinar e que tem recebido destaque pela notificação de surtos, ocorridos no sul do país, de toxoplasmose e outras protozoosesNesse cenário, é necessária a atuação de profissionais de várias áreas do conhecimento para rastrear os parasitos, elucidar a epidemiologia e entender os agravos à saúde humana. “Além disso, fica evidente a importância da biologia molecular no contexto pandêmico, para o diagnóstico e rastreabilidade de novas variantes de patógenos”, completa Leal. 

A iniciativa da UFPR se enquadra na Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e no conceito emergente de saúde única – One Health. O evento tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e dos Programas de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia e de Alimentação e Nutrição da UFPR. 

Além do Workshop, o Laboratório de Parasitologia Ambiental tem ofertado eventos e cursos de atualizações, que são gravados e disponibilizados no canal do YouTube Parasito Ambiental. 

 

Serviço  

Workshop Internacional: Biologia Molecular em Parasitologia. 

Quando29/04 e 13/05/2021, das 14 às 17h 

LocalCanal do YouTube do Laboratório de Parasitologia Ambiental – https://cutt.ly/mlMaH1y 

Informações e inscrições: https://www.instagram.com/parasitoambiental/ 

 

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...