Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Workshop de divulgação científica para pesquisadores discute conceitos e ferramentas de produção de conteúdo

Evento que será nesta terça-feira (8) é promovido pela Agência Escola de Comunicação Pública UFPR e Associação de Pós-graduandos da Universidade

A Agência Escola de Comunicação Pública UFPR e a Associação de Pós-graduandos da UFPR (APG-UFPR) promovem na próxima terça-feira (8) o workshop Produção Jornalística e Audiovisual para a Ciência. O objetivo é instrumentalizar pesquisadores para divulgação científica em diferentes meios de comunicação. A transmissão será pelo canal do YouTube da APG, das 14h às 17h, e as inscrições são gratuitas neste link.

O evento conta com três módulos: “Comunicação Pública da Ciência”, ministrado por Regiane Ribeiro, coordenadora da Agência Escola UFPR e diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod); “Jornalismo científico: lógicas de produção e critérios de noticiabilidade”, por Chirlei Kohls, jornalista da Agência Escola UFPR e mestra em Comunicação; e “(Quase) tudo que você precisa saber para transformar a sua pesquisa em conteúdo audiovisual”, por Carlos Debiasi, jornalista da UFPR TV e mestre em Tecnologia e Sociedade.

“Nós queremos dar condição para que quem produz conhecimento tenha autonomia para usar as redes sociais, para saber editar um vídeo, para pensar na estrutura de um spot de rádio ou de um podcast. Se a gente der um start inicial, eles podem autonomamente produzir conteúdo que atenda essas demandas e fazer as pessoas pensarem sobre o que é divulgar ciência”, explica a professora e pesquisadora Regiane Ribeiro.

A diretora de eventos da APG, Camilla Mariane Menezes Souza, é uma das idealizadoras e organizadoras do evento. Para ela, o workshop ajuda os pesquisadores a trabalharem com ferramentas para tirarem seus trabalhos de dentro dos laboratórios e mostrarem para a comunidade externa o que é desenvolvido dentro da Universidade. “O nosso papel como Associação é justamente levar esse conhecimento das pesquisas para conseguir ter essa divulgação bastante ampla de todas as áreas da ciência”, conta Camilla, que é doutoranda em Zootecnia na UFPR.

Antonio Carlos Gonçalves Filho é presidente da APG-UFPR e destaca a importância da articulação de entidades da Universidade para eventos como esse. “Nós enquanto associação temos que aumentar o máximo possível a capilaridade com outros grupos e organizações que também tenham interesse e objetivos similares aos nossos. A APG é uma forma de expressão acadêmica e precisamos trabalhar em conjunto com outras organizações. Queremos que as próximas gestões continuem e ampliem as parcerias com entidades e projetos como a Agência Escola”, diz o doutorando em Direito na Universidade.

O evento começa com a fala de Regiane Ribeiro sobre a comunicação pública, conceito que a Agência Escola leva no nome é o fio condutor das atividades que realiza. “Toda e qualquer ação da Agência Escola perpassa por essa ideia de comunicação pública ou se a gente usasse um sinônimo: comunicação para o interesse público. Uma comunicação que atende a uma demanda que é de interesse coletivo”.

Educa Ciência AE

O workshop está dentro de um eixo de capacitação da Agência Escola chamado de Educa Ciência AE, voltado para o ensino do uso de conceitos e ferramentas de divulgação científica e comunicação pública.

“Esse eixo vai desde cursos, como workshops que capacitam para produtos específicos, até uma especialização que discuta esse conceito que a gente usa na Agência Escola de comunicação pública da ciência e também de proposições de aulas, como a que pretendemos fazer como disciplina transversal para todos os programas de pós-graduação. O Educa Ciência vem para preencher um pouco essa lacuna sobre como produzir conteúdo para ciência”, explica Regiane.

O presidente da APG faz o convite para o workshop tanto para os pesquisadores quanto para a comunidade externa. “Se você é da área acadêmica, tem a possibilidade de conhecer melhor sobre sua área e outras também, o que permite uma interseccionalidade e intercâmbio científicos. Se você não é da área acadêmica, seria uma forma muito interessante de conhecer em primeira mão o que acadêmicos fazem e ver que as pesquisas buscam o melhor bem-estar da população e da sociedade”, reforça Antonio.

O workshop de divulgação científica promovido pela Agência Escola e APG-UFPR tem apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade.

Serviço

Workshop Produção Jornalística e Audiovisual para a Ciência
Dia 8 de junho, das 14h às 17h
Transmissão ao vivo pelo YouTube da APG UFPR
Atividade certificada mediante inscrição
Saiba mais e confirme presença no evento do Facebook

Por Bruno Caron
Edição: Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...