+ UFPR

Workshop apresenta colaboração internacional entre UFPR e West Virginia University

Superintendência de Comunicação Social     23 de março de 2021 - 10h54

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a West Virginia University (WVU) promovem, no dia 9 de abril, um workshop virtual para apresentar a parceria em expansão entre as universidades.  O evento, intitulado “Research Across Borders” (Pesquisa Através das Fronteiras), enfatizará as oportunidades de expandir e desenvolver novas colaborações em pesquisa, desenvolvimento do corpo docente e intercâmbio de alunos de pós-graduação.

Os departamentos de Engenharia Química e de Educação Física da UFPR e seus grupos de pesquisa participarão da conversa que também terá professores e alunos de pós-graduação de várias unidades da WVU.

A cooperação entre as instituições começou em 2017, com a assinatura de um memorando de entendimento, e foi ampliada em 2018, quando o pró-reitor de planejamento, orçamento e finanças da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, visitou a WVU. Essa visita incluiu no acordo o Departamento de Engenharia Química e Biomédica da universidade americana e o Departamento de Engenharia Química da UFPR.

“Este workshop vai aprofundar a parceria entre as duas instituições, além de possibilitar a troca de experiências entre as pesquisas das universidades e dinamizar as nossas relações internacionais. A iniciativa faz parte da política de internacionalização adotada pela UFPR”, conta Mezzadri.

Imagem: West Virginia University Media Hub

As pesquisas em comum entre os departamentos abrangem assuntos como energia renovável, tecnologias de conversão de xisto/biogás, atividade física e ciências do esporte.

O evento será transmitido pela plataforma da WVU e o acesso será disponibilizado, posteriormente, pelos grupos de pesquisa.