Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Voluntários da Associação Amigos do HC são homenageados em solenidade

A AAHC é uma organização sem fins lucrativos que existe há mais de 25 anos. Foto: Marcos Solivan

Na manhã da última terça-feira, dia 23 de setembro, o Hall da Direção do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná foi sede da solenidade de entrega dos certificados “Amigos do HC”, promovida pela AAHC (Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas). O evento foi animado com belas canções apresentadas pelo Coral da Sociedade Thalia, regido pelo maestro Paulo Kühn. Prestigiaram a solenidade, o diretor geral do HC, Flávio Tomasich; o presidente da Associação dos Amigos do HC, Euclides Scalco; e a superintendente da AAHC, Maria Elisa Ferraz Paciornik.

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma organização sem fins lucrativos que busca angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do HC. Seu compromisso é desenvolver ações junto à sociedade, mobilizando recursos para melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, bem como o apoio ao desenvolvimento do corpo clínico e científico e na manutenção da infraestrutura do Hospital.

Doze voluntários receberam a homenagem. Foto: Marcos Solivan

Para conseguir realizar o seu trabalho, a AAHC conta com a ajuda, muito especial, dos voluntários, que são chamados de “Amigos”. Por esse motivo, como forma de reconhecimento, a solenidade realizada reuniu um grupo desses amigos, que foram homenageados por dedicarem, de forma voluntária, seu tempo, trabalho e atenção às causas do Hospital de Clínicas.

Receberam o certificado “Amigos do HC” na ocasião, Carla Vanuza Alves, Casseliane de Camargo Leal, Fhabyo Matesick, Geórgia Lise Pereira, James Rui Palazzo, Luis Fernando Busnardo, Nicole Heuko, Ricardo Guerra, Roberto Couto, Rodrigo Alarcon, Margarida Eiko Fujiwara e Noemia Vello, as duas últimas voluntárias no Hospital.

Representando todos os homenageados, Fhabyo Matesick falou da honra que sente. “Queria parabenizar a todos que, de alguma maneira, fazem parte desse trabalho difícil e grande, mas muito bonito e eficiente, que a gente tem conseguido realizar aqui dentro do HC. É uma honra poder representar vocês, que entregam o talento, o trabalho, o tempo e a energia em prol, não dessa causa, mas da crença de que a vida pode ser melhor a partir do trabalho de cada um”, disse.

Maria Elisa Ferraz Paciornik, superintendente da AAHC, falou sobre o voluntariado de uma forma geral, citando todos aqueles que, de algum forma, colaboram voluntariamente com a Associação. Por fim, deixou uma mensagem aos homenageados. “Uma vez amigo do HC, nunca mais deixa de ser”.

O Coral da Sociedade Thalia se apresentou sob regência do maestro Paulo Kühn. Foto: Marcos Solivan

O diretor de Corpo Clínico do Hospital de Clínicas, Edison Novak, reforçou a importância da Associação dos Amigos do HC. “Caso não fosse a atuação dos voluntários na Associação dos Amigos, muitas das situações não poderiam ter sido executadas pelo Hospital. Isso não é um elogio vago, é uma constatação e afirmação de quem já trabalha no Hospital há muitos anos”, considerou o diretor. Ele também agradeceu ao que chamou de “trabalho extraordinário” realizado pela AAHC.

Euclides Scalco, presidente da Associação dos Amigos do HC, saudou todos os homenageados e contou um pouco da história da AAHC, da qual faz parte desde 1992. Segundo ele, foram inúmeras dificuldades e muito esforço para que a Associação conquistasse o grande respeito que possui, hoje, perante a sociedade. “Foi graças a todo esse esforço e à sociedade curitibana que o Hospital de Clínicas pode contribuir, na sua expertise médica e profissional, com o atendimento da grande demanda da sociedade, não só curitibana, mas paranaense”, disse.

O diretor geral do HC, Flávio Tomasich, em suas considerações finais, disse considerar associações como a AAHC, chamadas de terceiro setor, como primeiro setor, dada a importância das mesmas. Para ele, ações como as da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas impulsionam o País. “É com os Amigos que, muitas vezes, surgem as nossas soluções. Por favor, continuem sendo a solução do Hospital de Clínicas”, concluiu o diretor geral.

 

Assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...