Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vitamina D para evitar o coronavírus? Especialista responde dúvidas sobre o tema

A vitamina D, grande aliada do organismo na saúde dos ossos e no sistema imunológico, recentemente também tem sido relacionada à prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Um estudo realizado na Universidade de Turim, Itália, aponta que diversos pacientes infectados pelo vírus apresentaram níveis muito baixos da vitamina. A hipótese levantada pelos professores de Geriatria, Giancarlo Isaia, e Histologia, Enzo Medico, ainda não foi publicada em nenhuma revista médica. Por esse motivo, não se sabe quantos pacientes foram avaliados, qual a idade dos indivíduos e quais eram seus níveis de vitamina D.

Mesmo assim, a informação teve um rápido efeito na população brasileira que passou a tratar a substância como essencial para prevenção da doença, inclusive realizando a suplementação por conta própria. Para a professora do Departamento de Clinica Médica da UFPR e pesquisadora do serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas, Carolina Aguiar Moreira, é importante estar atento aos boatos disseminados em redes sociais e consultar um médico, pois o excesso de vitamina D no organismo pode causar graves complicações.

Carolina respondeu a algumas dúvidas frequentes sobre o tema e esclareceu informações desencontradas e fake news.

A vitamina D em níveis considerados bons aumenta a imunidade e ajuda a não ficarmos doentes?

Efeitos da vitamina D no sistema imune foram identificados em estudos experimentais, os quais demonstraram uma ação da substância na modulação da imunidade inata (nossa primeira defesa), ação estudada primeiramente em doenças como a tuberculose.

Estudos clínicos, entretanto, demonstraram que a suplementação com vitamina D em indivíduos com deficiência levou a uma redução, em torno de 12%, na taxa de incidência de infecção respiratória em comparação aos indivíduos que não receberam a vitamina D. O ideal é manter sempre níveis adequados da vitamina.

Idosos apresentam níveis mais baixos de vitamina D? Por quê?

De uma maneira geral sim, porque os idosos não se expõem tanto ao sol e também porque, com o tempo, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar vitamina D.

Moradores de cidades com poucos dias de sol, como Curitiba, têm níveis mais baixos de vitamina D?

Podemos dizer que sim, pelo menos em relação a cidades e estados de outras regiões do Brasil. Um estudo realizado em seis capitais brasileiras demonstrou que Curitiba e Porto Alegre apresentaram maior prevalência de hipovitaminose D em relação às demais. Existe uma relação direta com a latitude: quanto maior a latitude, maior a prevalência de deficiência de vitamina D.

Qual a forma correta de tomar sol para aumentar a síntese de vitamina D? 

Para uma síntese adequada de vitamina D é necessário expor ao sol, diariamente, uma extensão da superfície corpórea de pelo menos seis centímetros por um período de 15 a 20 minutos, dependendo do horário do dia. Se esta superfície corporal estiver com protetor solar (Fator 8 ou maior) ou coberta com roupa, a síntese da vitamina D é bloqueada. Os raios ultravioletas devem tocar diretamente a pele, sem nenhuma barreira.

Essa exposição também pode ser semanal, por um período maior que 20 minutos, pois a vitamina D sintetizada fica armazenada entre 40 e 60 dias aproximadamente.

Existem alimentos que fornecem Vitamina D? Quais?

As quantidades de vitamina D são escassas e presentes em poucos alimentos, a exemplo de algumas espécies de peixes como salmão e sardinha e alguns tipos de cogumelos.

Como funciona a suplementação de vitamina D? Quem deve fazer?

A suplementação de vitamina D é geralmente dividida em uma dose de ataque, caracterizada por doses mais elevadas por um período de seis a oito semanas, seguida de uma dose de manutenção que deve ser contínua em quantidade mais baixa.

Devem realizar suplementação da vitamina os idosos com osteoporose ou outras doenças crônicas e que apresentem níveis não adequados de vitamina D; pacientes com doenças consideradas causas secundárias de osteoporose ou em situações de baixa absorção de vitamina D, como após cirurgia bariátrica; indivíduos com hipovitaminose D – valores de vitamina D considerados abaixo da meta para a idade ou condição clínica e que não apresentam exposição solar regularmente –, incluindo gestantes.

Quais consequências uma baixa dosagem de vitamina D no organismo pode causar?

A hipovitaminose D, quando em níveis muito baixos, leva a uma alteração na mineralização óssea podendo evoluir para uma doença osteometabólica chamada osteomalácia, que é caracterizada por dor óssea e fraqueza muscular intensas associadas ao risco aumentado de fraturas.

A condição pode levar, ainda, a uma situação clínica chamada hiperparatireoidismo secundário, definida pela elevação do paratormônio (PTH), que induz o aumento da remodelação óssea, perda óssea e osteoporose. Essa situação é frequente em idosos e em pacientes após cirurgia bariátrica.

Em gestantes, a hipovitaminose D foi relacionada com o aumento de complicações como pré-eclampsia e desfechos de prematuridade. Muitos estudos de associação demonstraram uma relação entre hipovitaminose D e infecção respiratória.

A vitamina D pode auxiliar no combate a quais doenças? E na Covid-19?

Estudos científicos comprovam que a vitamina D tem papel no tratamento da osteomalácia, como coadjuvante no tratamento da osteoporose. Outra função que ainda é discutida por especialistas, seria na redução de infecções respiratórias agudas. Nenhum estudo comprovou um papel da vitamina D na prevenção ou cura da Covid-19.

Em tempos de quarentena, qual a dica para não deixar os níveis de vitamina D caírem?

Aqueles que moram em casa ou têm disponibilidade devem expor uma parte do corpo diariamente aos raios solares.

É fundamental solicitar orientação médica para uso de doses adequadas de vitamina D para cada situação clínica. Na impossibilidade de receber orientação, recomenda-se suplementação com doses seguras de vitamina D, como 1000 a 2000 UI ao dia ou 7000 a 14.000UI na semana.

Quais os problemas que a vitamina D em excesso pode ocasionar?

Altas doses de vitamina D levam ao seu aumento nos níveis sanguíneos e a uma potencialização das suas ações fisiológicas. Entre essas ações está o aumento da remodelação do esqueleto e, com isso, perda óssea e ampliação da chance de fraturas.

Pode ocorrer também aumento da absorção intestinal de cálcio, gerando a hipercalcemia, que é a elevação do cálcio no sangue. O cálcio alto causa sintomas inespecíficos como fadiga, náuseas, vômitos e até situações mais graves, a exemplo de insuficiência renal aguda, crises convulsivas e coma.

Tem circulado nas redes sociais recomendações do uso de doses extremamente elevadas, em torno de 600.000 UI, com objetivo de otimizar o sistema imune. Não há evidencia científica que suporte tal conduta. Esta dose é perigosa e causa efeitos prejudiciais ao organismo. Também não são recomendas doses injetáveis de vitamina D, as quais têm sido denominadas “imunoterapia”.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) publicaram posicionamento repudiando estas recomendações sem fundamento científico.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...