Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Visitantes interagem com jogos e experimentos na Feira de Cursos e Profissões

Os jogos e experimentos interativos estão atraindo os visitantes da 17° “UFPR: Cursos e Profissões”, que apresenta os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná e atividades relacionadas ao ensino à comunidade. O evento ocorre no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, até domingo, gratuitamente.

Os jogos de Química, por exemplo, buscam incentivar os estudantes a conhecerem uma das ciências mais temidas por vestibulandos. A estudante do curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR, Larissa Guimarães Cardoso, é responsável por recebê-los, explicar e orientar. São jogos de memória, super trunfo, dominó, além de um desafio sobre cátios e ânions.

A estudante Emanuelle Silverio, do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, jogou uma partida de dominó com a colega, Fernanda Borges. Ela conta que tem interesse em fazer Química na UFPR e que brincar com a tabela periódica no dominó é uma ótima experiência para conhecer mais o curso.

Projeto Fibra facilita a Física e promove brincadeiras com visitantes da Feira (Fotos: Marcos Solivan/Sucom)

O projeto FIBRA – “Física Brincando e Aprendendo” também faz sucesso entre os visitantes da Feira. Com uma série de demonstrações, eles reúnem experimentos e brincadeiras que transformam a física em algo acessível. A estudante do Colégio Estadual André Andreatta, de Quatro Barras (PR), Ester Martins, se empolgou com o Gerador de Van de Graaff. “É uma sensação muito diferente”, comenta. Ela pretende ser acadêmica no curso no próximo ano.

Outro momento de interação dos estudantes com propostas diferentes é o jogo oferecido pelo curso de Psicologia. Os visitantes passam por diferentes estandes, ouvem vídeos com temáticas relacionadas à adolescência e respondem perguntas. Quem cumprir todo o desafio leva para casa o primeiro certificado da UFPR, um brinde preparado para estimulá-los a voltar, como alunos, nos próximos anos.

Programação

Os visitantes da UFPR: Cursos e Profissões terão até domingo para conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade em Curitiba, no Setor Litoral (Matinhos) e no Campus Pontal do Paraná (Centro de Estudos do Mar). A Feira também apresenta projetos, serviços, pró-reitorias e parceiros.

Acadêmicos e professores da universidade estão disponíveis para tirar dúvidas sobre os cursos, período de formação, atividades e mercado de trabalho. No estande do Núcleo de Concursos, os estudantes podem realizar inscrições para o Vestibular 2019/2020.A Feira de Cursos e Profissões também oferece palestras sobre os cursos, ministradas por professores e autoridades da área.
A programação completa está disponível no site do evento.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...