Ensino e Educação

Visitantes interagem com jogos e experimentos na Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     22 de agosto de 2019 - 11h38

Os jogos e experimentos interativos estão atraindo os visitantes da 17° “UFPR: Cursos e Profissões”, que apresenta os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná e atividades relacionadas ao ensino à comunidade. O evento ocorre no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, até domingo, gratuitamente.

Os jogos de Química, por exemplo, buscam incentivar os estudantes a conhecerem uma das ciências mais temidas por vestibulandos. A estudante do curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR, Larissa Guimarães Cardoso, é responsável por recebê-los, explicar e orientar. São jogos de memória, super trunfo, dominó, além de um desafio sobre cátios e ânions.

A estudante Emanuelle Silverio, do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, jogou uma partida de dominó com a colega, Fernanda Borges. Ela conta que tem interesse em fazer Química na UFPR e que brincar com a tabela periódica no dominó é uma ótima experiência para conhecer mais o curso.

Projeto Fibra facilita a Física e promove brincadeiras com visitantes da Feira (Fotos: Marcos Solivan/Sucom)

O projeto FIBRA – “Física Brincando e Aprendendo” também faz sucesso entre os visitantes da Feira. Com uma série de demonstrações, eles reúnem experimentos e brincadeiras que transformam a física em algo acessível. A estudante do Colégio Estadual André Andreatta, de Quatro Barras (PR), Ester Martins, se empolgou com o Gerador de Van de Graaff. “É uma sensação muito diferente”, comenta. Ela pretende ser acadêmica no curso no próximo ano.

Outro momento de interação dos estudantes com propostas diferentes é o jogo oferecido pelo curso de Psicologia. Os visitantes passam por diferentes estandes, ouvem vídeos com temáticas relacionadas à adolescência e respondem perguntas. Quem cumprir todo o desafio leva para casa o primeiro certificado da UFPR, um brinde preparado para estimulá-los a voltar, como alunos, nos próximos anos.

Programação

Os visitantes da UFPR: Cursos e Profissões terão até domingo para conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade em Curitiba, no Setor Litoral (Matinhos) e no Campus Pontal do Paraná (Centro de Estudos do Mar). A Feira também apresenta projetos, serviços, pró-reitorias e parceiros.

Acadêmicos e professores da universidade estão disponíveis para tirar dúvidas sobre os cursos, período de formação, atividades e mercado de trabalho. No estande do Núcleo de Concursos, os estudantes podem realizar inscrições para o Vestibular 2019/2020.A Feira de Cursos e Profissões também oferece palestras sobre os cursos, ministradas por professores e autoridades da área.
A programação completa está disponível no site do evento.