Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Visitantes do stand de Matemática Industrial aprendem as aplicações do curso com jogos interativos

Superintendência de Comunicação Social     25 de agosto de 2018 - 15h27

As pessoas que visitarem a UFPR: Cursos e profissões no sábado (25) e domingo (26) poderão participar de dois jogos de aplicação na Matemática Industrial. A interação desperta a curiosidade no público e demonstra algumas das teorias ensinadas ao longo do curso.

O jogo “Propriedade refletora da parábola” instiga os visitantes a tentarem descobrir o princípio de funcionamento das antenas parabólicas, por exemplo. A teoria diz que os raios incidentes a uma superfície parabólica, paralelos ao eixo central, refletem para o foco. De acordo com o coordenador do curso, José João Rossetto, esses sinais que convergem ao foco são intensificados e se transformar em uma imagem. Outra aplicação cotidiana desse princípio é em faróis de automóveis.

“Propriedade Refletora da Parábola” Foto: Jéssica Tokarski

Já o “Problema do caixeiro-viajante” consiste em determinar a menor rota para percorrer uma série de cidades – visitando uma única vez cada uma delas –, retornando à cidade de origem. “É um problema de otimização inspirado na necessidade dos vendedores e fornecedores em realizar entregas em diversos locais percorrendo o menor caminho possível, reduzindo o tempo necessário para a viagem e os possíveis custos com transporte e combustível”, explica Rossetto.

O jogo apresentado no stand desafia os participantes a simularem uma rota passando um pedaço de barbante por todos os pontos – que representam lugares de Curitiba – até voltar para o ponto de origem, sem sobrar barbante. Os participantes que conseguirem resolver o problema concorrem a um livro.

Problema do caixeiro-viajante. Foto: Jéssica Tokarski

O curso

O principal diferencial do curso de Matemática Industrial para o de Matemática consiste em suas aplicações. “Desenvolvem-se ferramentas para resolver problemas em indústrias e empresas, modelando esses problemas e implementando-os computacionalmente com os algarismos matemáticos”, relata o coordenador.

As principais áreas de atuação de um profissional formado em Matemática Industrial são em análise de créditos bancários, análise de riscos para empréstimos bancários e seguros, logística e distribuição. “O estudante formado nessa graduação já sai da universidade preparado para o mercado de trabalho, pois o realizam dois estágios em empresas e têm experiências práticas na área”.

Stand de Matemática Industrial. Foto: Jéssica Tokarski


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR