Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Visitantes do stand de Matemática Industrial aprendem as aplicações do curso com jogos interativos

As pessoas que visitarem a UFPR: Cursos e profissões no sábado (25) e domingo (26) poderão participar de dois jogos de aplicação na Matemática Industrial. A interação desperta a curiosidade no público e demonstra algumas das teorias ensinadas ao longo do curso.

O jogo “Propriedade refletora da parábola” instiga os visitantes a tentarem descobrir o princípio de funcionamento das antenas parabólicas, por exemplo. A teoria diz que os raios incidentes a uma superfície parabólica, paralelos ao eixo central, refletem para o foco. De acordo com o coordenador do curso, José João Rossetto, esses sinais que convergem ao foco são intensificados e se transformar em uma imagem. Outra aplicação cotidiana desse princípio é em faróis de automóveis.

“Propriedade Refletora da Parábola” Foto: Jéssica Tokarski

Já o “Problema do caixeiro-viajante” consiste em determinar a menor rota para percorrer uma série de cidades – visitando uma única vez cada uma delas –, retornando à cidade de origem. “É um problema de otimização inspirado na necessidade dos vendedores e fornecedores em realizar entregas em diversos locais percorrendo o menor caminho possível, reduzindo o tempo necessário para a viagem e os possíveis custos com transporte e combustível”, explica Rossetto.

O jogo apresentado no stand desafia os participantes a simularem uma rota passando um pedaço de barbante por todos os pontos – que representam lugares de Curitiba – até voltar para o ponto de origem, sem sobrar barbante. Os participantes que conseguirem resolver o problema concorrem a um livro.

Problema do caixeiro-viajante. Foto: Jéssica Tokarski

O curso

O principal diferencial do curso de Matemática Industrial para o de Matemática consiste em suas aplicações. “Desenvolvem-se ferramentas para resolver problemas em indústrias e empresas, modelando esses problemas e implementando-os computacionalmente com os algarismos matemáticos”, relata o coordenador.

As principais áreas de atuação de um profissional formado em Matemática Industrial são em análise de créditos bancários, análise de riscos para empréstimos bancários e seguros, logística e distribuição. “O estudante formado nessa graduação já sai da universidade preparado para o mercado de trabalho, pois o realizam dois estágios em empresas e têm experiências práticas na área”.

Stand de Matemática Industrial. Foto: Jéssica Tokarski

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...