Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

VIII Desafio Intermodal acontece nesta sexta-feira, dia 29

O ponto de partida é no Centro Politécnico

 

Nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, às 18h, acontece em Curitiba o VIII Desafio Intermodal da cidade. Organizado pelo Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o LACTEC e o Grupo PET do curso de Engenharia Civil da universidade, o evento visa avaliar qual o melhor transporte para se locomover na capital no “horário de rush”.

O Desafio consiste em um teste realizado simultaneamente entre vários modais. Às 18h, todos devem sair juntos do ponto inicial, em frente ao prédio da administração do Setor de Tecnologia no Centro Politécnico da UFPR, e se dirigirem para a Praça Santos Andrade, mas não sem antes passar no ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR. Cada modal pode fazer o caminho que achar mais interessante, desde que passe pelo ponto intermediário e respeite as leis de transito.

Novidades

Esse ano, além dos modais tradicionais já utilizados no evento em anos anteriores – carro, moto, ônibus, bicicleta, bicicleta elétrica, locomoção a pé e locomoção a pé com o auxílio de ônibus – também estarão participando da prova um carro e uma moto movidos a eletricidade.

Um dos carros participantes do evento também terá acoplado em seu escapamento um medidor de emissão de poluentes. O cálculo acontece simultaneamente ao seu deslocamento durante a prova, exibindo os dados em um telão instalado na praça Santos Andrade.

Resultados no dia do evento

Nos anos anteriores, os resultados relativos ao consumo de combustível e emissão de poluentes só puderam ser divulgados após a confecção completa do Relatório do Desafio Intermodal. Entretanto, esse ano foi desenvolvido um programa que realizará os cálculos simultaneamente ao desafio, permitindo a divulgação dos resultados 20 minutos após a chegada do último participante.

Entre as autoridades convidadas para o evento estão o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Ambos já sinalizaram que deverão participar utilizando o modal bicicleta.

Serviço:

Data: 29/08 (sexta-feira)

Hora: 18h (largada)

Ponto de saída: Centro Politécnico da UFPR – hall de entrada do prédio da administração do Setor de Tecnologia, próximo ao mastro da bandeira do Brasil

Ponto intermediário: Escritório Verde da UTFPR – Av. Silva Jardim, 807

Ponto de chegada: Praça Santos Andrade

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...