Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Vídeos reúnem relatos de professores da educação básica sobre projeto de extensão para historiadores docentes

Superintendência de Comunicação Social     4 de outubro de 2019 - 10h20

Três vídeos da série sobre “Educação Histórica e Temas Controversos da História” estão disponíveis no canal do YouTube do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (Lapeduh) da Universidade Federal do Paraná. O material lançado é resultado de projetos de pesquisa e extensão, envolvendo o Lapeduh-UFPR, o Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) e as redes públicas de Educação do município de Curitiba e do estado do Paraná.

A proposta experimental tem como objetivo publicizar os trabalhos realizados por professores da escola básica que participaram dos cursos de extensão voltados à formação continuada de historiadores docentes. Entre os projetos que compõem a série está o de Educação Histórica, coordenado pela professora da UFPR, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, e pelo professor do IFPR, Thiago Augusto Divardim de Oliveira.

As gravações envolvem os cursos realizados nos anos de 2017 e 2018, relacionados aos “temas sociais controversos”.

No primeiro vídeo, uma professora da rede estadual narra a forma como desenvolveu o trabalho sobre o Holocausto no Ceará. Na sequência da série, outra educadora conta como utilizou um conto literário, que possibilitava discussões sobre trabalho infantil e formas de preconceito, em sala de aula. A série termina com a narração de um professor da rede municipal sobre o uso de fontes, envolvendo temas relacionados a identidade dos alunos a partir de sua localidade.

A proposta busca compartilhar experiências de historiadores docentes com o intuito de valorizar o diálogo entre a universidade e a escola, assim como a relação entre a teoria e a práxis.

Assista aos vídeos neste link.