Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vídeos em italiano contam a vida de Leonardo Da Vinci para crianças

Vídeos em italiano contam a vida de Leonardo Da Vinci de forma divertida. Imagem: Reprodução Youtube.

O projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” lança uma série de vídeos em italiano sobre a vida de Leonardo Da Vinci. O material é destinado às crianças da rede pública de ensino e tem tradução para o português nas legendas. Os vídeos foram a maneira encontrada pelo projeto para funcionar mesmo durante a pandemia e oferecer conteúdo para os estudantes.

Os vídeos são narrados em italiano e legendados em português. Imagem: Reprodução Youtube.

Os vídeos foram disponibilizados no Youtube. Em cerca de 2 minutos abordam trechos da vida e da obra de Leonardo da Vinci. Os roteiros foram baseados no livro Leo, de Luisa Mattia, Alberto Nucci Angeli e Lorenzo Terranera. A publicação italiana é destinada às crianças e fala sobre o pintor, escultor, engenheiro e inventor de forma lúdica e divertida. As bolsistas participantes do projeto leram a obra completa. Depois, adaptaram partes da história, realizaram a gravação e a edição, sempre mantendo o enredo adaptado ao público infantil.

As estudantes produziram 3 vídeos: Io Leonardo, Voglio sapere tutto e Finalmente Firenze. As próprias alunas fazem o papel de apresentadoras e narradoras das histórias, que receberam ilustrações e trilha sonora pensadas no público infantil. Apesar da produção ser destinada às crianças da rede municipal de ensino de Curitiba, o material pode ser acessado por qualquer pessoa.

Projeto

O projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” foi criado para atuar diretamente nas escolas municipais de Curitiba, oferecendo oficinas de sensibilização à língua e à cultura italianas. O projeto existe há mais de 20 anos, inicialmente como parte do Licenciar, programa de apoio às licenciaturas da UFPR, e há 10 anos como um projeto do curso de Letras-Italiano.

Originalmente o projeto oferecia encontros presenciais para crianças da rede municipal de ensino de Curitiba. Foto: Acervo Licenciar-italiano.

“O objetivo é inserir os alunos de Licenciatura em Italiano em contextos que contribuam para a valorização dessa língua e de seu ensino, a formação linguística e profissional dos alunos, o reconhecimento da Educação Básica como um espaço de formação e atuação profissional e a ampliação de conhecimentos dos envolvidos. (…) Nossas ações têm permitido perceber que é papel do professor de línguas orientar o processo de (auto)aprendizagem, provocar a reflexão e, acima de tudo, proporcionar vivências que façam com que a (auto)educação aconteça”, avalia a professora Paula Garcia de Freitas, coordenadora do projeto.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...