Ensino e Educação

Vestibular Letras Libras 2019/2020 abre inscrições em 12/8 para 36 vagas; confira o edital e o Guia do Candidato

Superintendência de Comunicação Social     12 de agosto de 2019 - 13h58

Começa nesta segunda-feira (12) o prazo de inscrições para candidatos a uma vaga no curso de licenciatura em Letras – Libras da UFPR, que selecionará 36 estudantes para 2020. As inscrições poderão ser feitas pela internet (neste link) até as 17 horas do dia 11 de setembro. Prazo, taxas e condições de isenção são os mesmos do Vestibular 2019/2020, mas os candidatos passam por processo seletivo específico.

Das 36 vagas, 26 são reservadas a alunos surdos, conforme a prioridade definida no Decreto nº 5.626/2005. Poderão concorrer a essas vagas os candidatos que apresentarem atestado médico acompanhado do exame audiométrico realizado a partir de 26 de julho de 2017, comprovando a surdez ou a deficiência auditiva. Os detalhes do processo seletivo são informados em edital próprio (veja aqui o edital em texto).

A distribuição de vagas também obedece as politicas afirmativas descritas na Lei n.º 12.711/2012, com 50% das vagas para alunos de escola pública e, dentro desse grupo, percentuais para a seleção de candidatos de baixa renda e pertencentes a minorias (negros, indígenas e pessoa com deficiência). A distribuição é informada na página 6 do Guia do Candidato 2019/2020 (acesse aqui).

Assim como no Vestibular 2019/2020, os candidatos a vagas reservadas pela Lei n.º 12.711 precisam passar por bancas de validação da autodeclaração. As bancas estão marcadas para ocorrer de 1.º a 11 de outubro, antes da primeira fase do vestibular. O candidato às vagas reservadas a pessoa com deficiência deverá enviar documentos comprobatórios via formulário online e dentro do prazo das inscrições do vestibular. Os pormenores desses processos também estão descritos no edital específico do vestibular.

Seleção

O diferencial da prova desse vestibular é o fato de ser constituída por questões de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos de Libras, Português e produção de Texto.

O conteúdo programático para as provas encontra-se no Guia do Candidato. As provas anteriores também estão disponíveis no site do curso

Sobre o curso

O curso de licenciatura em Letras Libras da UFPR forma professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a educação básica (exigência do Decreto n.º 5.626/2005), bem como tradutores e intérpretes da língua para o português.

De acordo com o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (Cadastro e-MEC), dos dez cursos de graduação em Letras Libras oferecidos no Brasil, apenas dois são presenciais — entre eles o da UFPR. A instituição também é a única pública a oferecer o curso presencial.

O curso começou a receber alunos em 2015 e atualmente há pouco mais de 230 matriculados. A primeira turma de formandos colou grau em fevereiro de 2019.

Acompanhe as etapas e os editais do Vestibular Letras Libras 2019/2010 no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR (acesso neste link)

Confira mais notícias sobre o curso de Letras Libras da UFPR aqui