Ensino e Educação

Vestibular 2020/2021: inscrições abertas até 18/12 para cerca de 5,5 mil vagas de graduação na UFPR

Camille Bropp     3 de novembro de 2020 - 16h29

Atenção: o texto abaixo foi atualizado às 13h58 de 4/11/20 para a inclusão do link para o Guia do Candidato e do link para o formulário de inscrição.

Áudio relacionado

Começa nesta terça-feira (3) e termina às 12 horas do dia 18 de dezembro o prazo de inscrições para o Vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As provas, presenciais e com regras sanitárias a serem cumpridas pelos candidatos, estão marcadas para 28 de fevereiro de 2021 (primeira etapa); e 18 e 19 de abril (segunda). As regras do processo seletivo foram divulgadas no último dia 16, por meio do Edital n.º 75/20, no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.

Segundo informações preliminares, o vestibular busca preencher 5.495 vagas de graduação. A informação será divulgada no Guia do Candidato, que também traz a distribuição das vagas, mas pode ter alterações devido a eventuais vagas que migrarem do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). A publicação do guia deve ocorrer em breve, também no hotsite do vestibular no site do NC. No Vestibular 2019/2020, foram disponibilizadas 5.628 vagas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site do NC (www.nc.ufpr.br), por meio do formulário disponibilizado nesta terça no hotsite do vestibular. Antes de acessar a ficha de inscrição, o candidato precisa fazer o pré-cadastro no Portal do Candidato, no site do NC.

O sistema pede atenção ao preenchimento correto, uma vez que, após a confirmação do cadastro, dados como nome, RG e CPF só poderão ser alterados por meio de solicitação formal ao Sistema Interativo NC Usuário — o sistema de atendimento aos candidatos do núcleo, também no site da unidade.

Cotas

Conforme lei federal (Lei n.º 12.711/12), metade das vagas serão reservadas para alunos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro desse conjunto, são reservadas parte das vagas para negros (pardos e pretos), pessoas com deficiência e indígenas. No total, são sete listas de concorrência fora a ampla concorrência. A escolha deve ser informada pelo candidato no ato da inscrição.

Para concorrer a vagas reservadas a minorias sociais, o candidato precisa ter a autodeclaração aprovada por comissão presencial. As bancas serão realizadas antes da primeira fase do vestibular, entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro.

Nesses casos, os candidatos precisam ficar atentos aos editais que serão publicados com a informação de dia, hora e local da sua banca. Pessoas com deficiência e indígenas devem reunir também documentação comprobatória, de acordo com o edital.

Inscrições

A taxa de inscrição é de R$ 155,00, com isenções previstas por lei, que devem ser solicitadas nos prazos descritos no edital do vestibular. Ainda segundo o edital, o boleto para pagamento deve ser gerado e impresso até as 14 horas do dia 18.

Caso o candidato queira alterar opções essenciais da inscrição (curso, língua estrangeira e categoria de concorrência), terá até 23 de dezembro para isso, mas deverá pagar uma taxa de R$ 35,00.

Atenção aos editais

Interessados em fazer o vestibular precisam se acostumar a acompanhar frequentemente o hotsite do NC-UFPR. É nele que serão publicados outros editais do vestibular (como inscrições homologadas, ensalamentos, etc.), bem como quaisquer alterações no processo seletivo que forem necessárias.

Por isso, uma dica é já adicionar o link nos seus “Favoritos” do navegador.

Leia mais notícias sobre o Vestibular 2020/2021 da UFPR aqui