+ UFPR

Vestibular 2020/2021: homologadas pouco mais de 30,7 mil inscrições para 5,3 mil vagas

Superintendência de Comunicação Social     12 de janeiro de 2021 - 18h29

A publicação das inscrições homologadas do Vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou que 30.734 candidatos se inscreveram para concorrer às 5.383 vagas — número registrado no Guia do Candidato mais recente, publicado no fim de novembro. O prazo de inscrições terminou no último dia 18 de dezembro.

A lista de inscrições homologadas está disponível desde esta segunda-feira (11) no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR (acesse aqui).

Segundo o NC, dos cerca de 30,7 mil inscritos, 20.910 optaram pela ampla concorrência. Outros 8.266 se candidataram às vagas reservadas para alunos de escolas públicas (inclui cotas sociais e raciais). O restante, 1.558, se inscreveram como treineiros.

Vagas

O vestibular oferta 5.383 vagas de graduação em 127 opções de curso (bacharelados, licenciaturas e tecnologia), distribuídas em seis cidades (Curitiba, Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo). O número de vagas foi alterado em relação à divulgação preliminar (5.495) devido a ajustes nas vagas remanescentes de alguns cursos.

Das vagas abertas no atual processo seletivo, 2686 são para concorrência geral. Outro recorte possível é por semestre de ingresso: 4.586 são para ingresso no primeiro semestre e, 797, para o segundo. A distribuição das vagas pode ser consultada no Guia do Candidato.

No vestibular anterior, foram 38.453 inscrições para 5.628 vagas e as provas foram realizadas em setembro e outubro de 2019.

Cronograma

Neste ano, as provas, presenciais e com regras sanitárias a serem cumpridas pelos candidatos, estão marcadas para 28 de fevereiro de 2021 (primeira fase); e 18 e 19 de abril (segunda).

O Guia do Candidato informa o provável cronograma do Vestibular 2020/2021. Além das provas, outras datas importantes para todos os candidatos são as de divulgação dos ensalamentos das fases, a chamada dos aprovados para a segunda fase e os prazos para recursos.

Já os concorrentes a vagas reservadas devem também ficar atentos às bancas de validação das autodeclarações, obrigatórias para as cotas étnico-raciais e para pessoas com deficiência (PcD). Neste ano, a previsão é de que o edital seja divulgado no próximo dia 23.

Medidas sanitárias

Considerando a pandemia de covid-19, as regras sanitárias do processo seletivo deste ano foram estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR e divulgadas em novembro, por meio do Edital n.º 75/20, no site do NC.

Reunidas em um “Protocolo de Segurança para Prevenção e Enfrentamento a Pandemia”, as regras também podem ser consultadas no item 13 do Guia do Candidato.

As medidas de segurança abrangem distanciamento, higienização individual e do ambiente, aferição de temperatura dos candidatos (limite de 37,1 ºC para entrada) e obrigatoriedade de uso correto de máscara de proteção.

Importante: editais e atendimento ao candidato

Interessados em fazer o vestibular precisam se acostumar a acompanhar frequentemente o hotsite do NC-UFPR. É nele que serão publicados outros editais do vestibular (como inscrições homologadas, ensalamentos, etc.), bem como quaisquer alterações no processo seletivo que forem necessárias.

Por isso, uma dica é já adicionar o link nos seus “Favoritos” do navegador.

Para orientações que não constam nos editais, o NC tem um serviço on-line de atendimento ao usuário para o qual devem ser encaminhadas todas as dúvidas. Acesse neste link.

Leia mais notícias sobre o Vestibular 2020/2021 da UFPR aqui