Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular 2019/2020: confira o programa oficial de provas, que define os temas cobrados em cada disciplina

Foi divulgado nesta segunda-feira (29), no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, o programa oficial de provas do Vestibular 2019/2020. O documento traz informações detalhadas sobre os conteúdos programáticos das provas da primeira e da segunda fase do processo seletivo, que ocorrerá entre outubro e novembro.

O programa pode ser conferido neste link.

Para conhecer as regras do processo seletivo e fazer a inscrição, os interessados devem aguardar a publicação do edital do vestibular, que geralmente ocorre no meio do ano. O plano é que o período de inscrições seja de 12 de agosto a 10 de setembro.

A distribuição de vagas e orientações sobre matrículas constam também em detalhes no Guia do Candidato, que é publicado juntamente com o edital.

Provas

Segundo o programa oficial de provas, na primeira fase, marcada inicialmente para a tarde de 27 de  outubro, a prova será composta por 90 questões objetivas.

São 12 questões de Língua Portuguesa; cinco de Filosofia; cinco de Sociologia; seis de Literatura; oito de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Polonês); nove de Matemática; nove de Biologia; nove de Física; nove de Química; nove de Geografia; e nove de História.

Na segunda fase, o candidato faz de uma a três provas, de acordo com o curso escolhido. A prova de Compreensão e Produção de Texto, que todos os selecionados na primeira fase devem fazer, será em 24 de novembro e terá três questões discursivas.

Marcadas para 25 de novembro, as provas específicas são compostas de sete questões discursivas nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. São aplicadas, no máximo, duas provas específicas por curso.

A relação com os cursos que optam pela prova específica será divulgada mais para a frente no Guia do Candidato.

Alguns cursos exigem ainda um terceiro tipo de prova. É o caso dos cursos de Design Gráfico, Design de Produto e de Arquitetura e Urbanismo, que têm prova de habilidade específica, constituída por até três exercícios de desenho. Já o curso de Música faz provas específicas, com 16 questões teóricas e uma prática.

Bibliografia

As referências bibliográficas para as provas — tanto de literatura quanto as específicas — foram divulgadas em março, assim como das datas prováveis das provas.

No início de abril, a lista de referências foi alterada para a exclusão de uma obra das provas (objetiva e específica) de Sociologia.

As alterações sempre são publicadas no site do NC-UFPR, que deve ser acompanhado de perto pelos vestibulandos.

Acompanhe as publicações referentes ao Vestibular 2019/2020 no site do NC

Leia mais notícias sobre os vestibulares na UFPR aqui

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...