Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular 2019/20: UFPR Litoral oferece vagas em 13 graduações

A UFPR Litoral vai disponibilizar, no vestibular 2019/2020, 481 vagas em 13 cursos de graduação. A licenciatura em Educação do Campo segue um vestibular especial, realizado no mesmo período das provas dos demais cursos.

Criado há 14 anos, o Setor visa o desenvolvimento local, tendo o objetivo de tornar o ensino superior acessível à população do litoral paranaense. Além de oportunizar aos estudantes um projeto pedagógico inovador, com enfoque na interdisciplinaridade, na autonomia estudantil e na interculturalidade. A UFPR Litoral está instalada no município de Matinhos e promove ações que chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. 

Pelo projeto político pedagógico do Setor, os currículos dos cursos são constituídos por três eixos: Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs/módulos); Projetos de Aprendizagem (PAs) e Interações Culturais e Humanísticas (ICHs). As Interações Culturais e Humanísticas são espaços nos quais o aprendizado ocorre por meio de reflexões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais. Em encontros semanais, estudantes e professores de diferentes cursos interagem e aprendem juntos. Já os Projetos de Aprendizagem incentivam o estudante a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações integradas entre instituição e comunidade.

Foto: Secom/UFPR Litoral

Como o Setor enfatiza o desenvolvimento junto às comunidades locais, há também uma ampla atuação em projetos de extensão, de educação tutorial (PETs) e de iniciação científica, visando o progresso científico, econômico e cultural, conciliado à preservação ambiental. 

Segundo o diretor do Setor, Renato Bochicchio, as práticas pedagógicas inovadoras aplicadas são políticas para a formação integral, visando ampliar o acesso e a permanência destes no ensino superior. Ele salienta que entre 70% a 80% dos inscritos normalmente são oriundos do litoral paranaense e do Vale do Ribeira, que estudaram em escolas públicas. “Esse é um dado relevante para demonstrar que a UFPR Litoral cumpre seu papel social nas duas regiões”, afirma Bochicchio.

Os interessados em cursar graduação na UFPR Litoral podem optar pelos bacharelados em Administração Pública, Ciências Ambientais, Gestão e Empreendedorismo, Saúde Coletiva, Serviço Social; pelos tecnólogos em Agroecologia, Gestão de Turismo e Gestão Imobiliária; e as licenciaturas em Artes, Ciências, Educação Física e Geografia. Mais informações sobre os cursos acesse: http://www.litoral.ufpr.br/portal/cursos/.  

A cidade de Matinhos 

Situada no litoral do Paraná, a 110 quilômetros de Curitiba e 87 de Joinville (SC), Matinhos é uma cidade a beira mar, com aproximadamente 32 mil habitantes, que se distribuem entre o centro da cidade e os balneários. O mais conhecido deles é Caiobá, onde está localizado o campus do Setor Litoral. O município é vizinho de duas grandes áreas de preservação da Mata Atlântica, o Parque Nacional Saint Hilaire-Lange e a APA de Guaratuba. Além das praias, outras opções de lazer na região são as trilhas como a do Parque Estadual Rio da Onça, do Morro do Boi e do morro do Escalvado. Na economia local, destaca-se o setor de serviços, sendo o turismo e comércio os mais relevantes. A facilidade de locomoção, em pequenas distâncias, faz com que a boa parte da comunidade acadêmica se desloque de bicicleta ou a pé. 

Foto: Secom/UFPR Litoral

Estrutura do campus

O campus fica em Caiobá, a uma quadra da praia e próximo ao polo do comércio praieiro e de casas e hospedagens de verão. O Restaurante Universitário da unidade oferece o mesmo serviço que os demais restaurantes, servindo refeições no café da manhã, almoço e jantar. A biblioteca atende os alunos de segunda a sábado. À disposição dos estudantes e servidores da universidade está o Interpraias, ônibus que atende a comunidade acadêmica do Setor e do Centro de Estudos do Mar (unidade Mirassol). Os horários e rotas podem ser consultados em http://www.litoral.ufpr.br/portal/portal/intercampi-litoral/. Não há residência universitária na cidade, os estudantes podem solicitar auxílio moradia para as despesas desse âmbito, conforme as normas dos editais da PRAE.

Por SECOM UFPR Litoral

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...