Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular 2019/20: Em Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar oferece vagas em cinco graduações

O Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR tem forte tradição em pesquisa nas Ciências do Mar, com projetos de abrangência nacional e internacional. Criado em 2000, o curso de Oceanografia é o mais antigo da unidade. Porém, nos últimos anos, houve significativa expansão e novas formações foram incorporadas ao campus. A partir de 2014 a Licenciatura em Ciências Exatas com suas opões de habilitações (Química, Física ou Matemática) passou a ser ofertada e, em 2015, três cursos de engenharia complementaram a grade.

Foi nesta época que tiveram início os cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária e que o Tecnólogo em Aquicultura – disponível desde 2009 – foi transformado em Engenharia de Aquicultura. Com a criação dessas novas graduações, o campus passou a ter uma importante inserção regional, ampliando substancialmente as atividades de extensão no ambiente litorâneo.

Foto: Rodrigo Juste Duarte

O Campus Pontal do Paraná oferece, atualmente, cinco cursos de graduação e está sediado na cidade de Pontal do Paraná, litoral paranaense. Apesar de criado para promover a educação de excelência na área das Ciências do Mar por meio do ensino, pesquisa e extensão, o Campus também disponibiliza cursos em outras áreas.

No Vestibular 2019/20, os interessados em cursar graduação no Campus Pontal do Paraná podem optar entre os bacharelados em Oceanografia, Engenharia Civil, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Ambiental e Sanitária ou Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física ou Matemática).

Com mais de 35 anos de existência, o ponto forte do Campus é a pesquisa – motivo pelo qual foi inicialmente criado. A unidade tem como principais financiadores de projetos a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), a Petrobrás, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho de Ciência e Tecnologia do Paraná (CONCITEC).

Após formados, os alunos têm a opção de se especializar no curso de Pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO), que possui o conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foto: Samira Chami Neves

A cidade

Localizada na região metropolitana de Paranaguá, Pontal do Paraná fica a cerca de 100 quilômetros de Curitiba e tem fácil acesso à Baía de Paranaguá e à Ilha do Mel. Segundo o levantamento de 2016 do IBGE, o município tem, aproximadamente, 25 mil habitantes e sua economia baseia-se em atividades relacionadas ao turismo – maior aspecto gerador de empregos para a população local.

Estrutura do campus

O campus possui duas unidades, a principal está localizada no Balneário de Pontal do Sul, à beira-mar, e apresenta vários laboratórios, biblioteca e salas de aulas para os cursos de Oceanografia e Engenharia Civil. Há ainda uma unidade no Balneário de Mirassol que concentra laboratórios, biblioteca e salas de aula para os cursos de Engenharia de Aquicultura, Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física ou Matemática) e Engenharia Ambiental.

O campus também tem um galpão às margens da Gamboa Perequê com embarcações de médio e pequeno porte. Há um Restaurante Universitário para cada unidade que funciona sete dias por semana e oferece café da manhã, almoço e jantar. As bibliotecas têm um acervo especializado em Ciências Marinhas, Pedagógicas, Ciências Exatas e Engenharias. Acesse o site do Campus.

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...