Ensalamento para 1ª fase do Vestibular 2017/2018 já está disponível; prova terá segurança reforçada

O ensalamento para a primeira fase do Vestibular 2017/2018 da UFPR já está disponível para os 55.179 candidatos às 5.439 vagas de graduação (acesse aqui). No primeiro acesso ao ensalamento, o candidato terá de informar data de nascimento e número do CPF. O número de inscrição e a senha devem ser gerados após o primeiro acesso para acompanhamento posterior do processo seletivo no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR).

A prova da primeira fase está marcada para este domingo (29), a partir das 14 horas, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Os portões serão fechados às 13h30. O tempo máximo para fazer a prova previsto no Edital 42/2017 é de cinco horas.

Em Curitiba, as provas serão realizadas em prédios da UFPR, de universidades como UTFPR, PUCPR, Positivo, Bagozzi, UniBrasil e Opet, e em escolas, entre as quais os colégios Estadual do Paraná (CEP), Pedro Macedo, Paulo Leminski, Ruy Barbosa, Elias Abrahão e Marista.

Portões abrirão mais cedo para etapa extra de segurança. Foto: Marcos Solivan, BD, 3/11/2013.

Segurança extra

Neste ano, os portões serão abertos mais cedo do que nos vestibulares anteriores da UFPR — às 12h40. Isso porque todos os candidatos serão submetidos a detectores de metais antes da entrada nas salas. Obrigatória, essa verificação não descartará a que já é feita em candidatos que pedem para ir ao banheiro durante a prova. Ou seja, o mesmo candidato pode vir a ser examinado mais de uma vez.

Portanto, a orientação é que candidatos evitem portar objetos de metal antes de entrarem na sala. Caso o detector aponte presença de metal, para entrar na sala o candidato terá que remover os objetos até ser autorizado a entrar. Esses objetos deverão ser armazenados em envelopes fornecidos pela organização e retirados apenas após a prova.

Segundo o NC-UFPR, a intenção do exame antes da entrada na sala é reduzir o número de candidatos que eram desclassificados porque pediam para ir ao banheiro e acabavam barrados pelo detector de metais, muitas vezes por desatenção ao edital. Vale lembrar que o candidato continuará sujeito a desclassificação se for desautorizado pelo detector de metais durante a prova.

Proibições

Para ter acesso às salas de provas, os candidatos deverão apresentar comprovante de ensalamento e original de documento oficial de identidade com foto recente ou fotocópia autenticada em cartório.

Dentro das salas de prova, os candidatos não poderão manter ou usar relógios, aparelhos de qualquer tipo, bonés ou gorros, qualquer dispositivo de ouvido, óculos escuros (salvo de grau e por recomendação médica) ou qualquer tipo de impresso. Caso o candidato precise fazer uso de medicamento durante a prova, terá antes de encaminhar, 48 horas antes da data, um atestado médico ao NC-UFPR.

Será permitido se alimentar, desde que não prejudique os demais candidatos. Líquidos serão aceitos apenas se estiverem em recipientes transparentes e sem rótulo.

O material autorizado para fazer a prova são os seguintes: lápis (não lapiseira), apontador, caneta esferográfica de escrita grossa e tinta preta, além de borracha. Nenhum material poderá ter invólucro ou capas com informações, como letras.

Segunda fase

O ensalamento para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 estará disponível a partir de 22 de novembro. A prova de Compreensão e Produção de Textos está marcada para 26 de novembro.