Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Vereadores de Curitiba conhecem detalhes sobre a Vacina da UFPR contra a Covid-19

Aline Nunes     10 de maio de 2021 - 15h58

“A UFPR está na linha de frente. Está combatendo o vírus, curando e buscando salvar os curitibanos e paranaenses”. Imagem: Reprodução Youtube/CMC.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Ricardo Marcelo Fonseca, apresentou a Vacina da UFPR contra a Covid-19 para os vereadores da capital paranaense. A participação, que ocorreu de forma remota, foi nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba. Durante a sessão, os vereadores também aprovaram uma moção de apoio à UFPR pelas ações desenvolvidas no enfrentamento da Covid-19.

A Vacina da UFPR contra a Covid-19 está em fase de testes pré-clínicos e apresenta bons resultados. O imunizante usa tecnologia 100% nacional, é barato (custo entre 5 e 10 reais por dose) e multifuncional, o que quer dizer que pode ser facilmente recombinado para atender novas cepas do Sars-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue. A UFPR recebeu recursos financeiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Governo do Paraná para financiar os testes em animais, mas precisa de investimentos para a fase clínica, realizada em humanos e prevista para iniciar em até seis meses.

“A UFPR precisa nesse momento de solidariedade, de reconhecimento e de ajuda. A universidade está fazendo a sua própria função, o que sempre fez: ciência e tecnologia. A universidade sempre prestou serviço para a soberania nacional, para o desenvolvimento econômico, para a civilidade. Neste momento de pandemia, tão dramático, presta um serviço emblemático, para a saúde e para salvar vidas. Precisamos de solidariedade, é isso que peço aos vereadores e vereadoras”, afirmou o reitor.

O reitor explicou que, caso aprovada nos testes, a vacina pode estar disponível para a população no ano que vem. Ressaltou que um dos pontos fortes da Vacina da UFPR é garantir a soberania nacional, já que os insumos são produzidos no Brasil. “É estratégico termos uma vacina feita no Brasil. Nós não podemos ficar à mercê das grandes empresas farmacêuticas internacionais, de seus calendários, de sua oferta e demanda, que nem sempre obedecem a demanda da saúde, da vida e da morte dos cidadãos. Não podemos ficar à mercê de países estrangeiros, que podem entregar ou não o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para nós”, defendeu.

Moção de apoio

A vereadora Maria Leticia fez a solicitação da moção de apoio à UFPR e, antes da votação agradeceu a universidade pelo trabalho no enfrentamento da Covid-19 e por ações exemplares como as testagens sistemáticas para detectar coronavírus na comunidade acadêmica. “A palavra é gratidão e orgulho por todo o trabalho que a universidade faz. É um sopro de esperança no meio de tanta desesperança que temos vivido”.

O vereador Nori Seto sugeriu “que cada um dos vereadores destine um valor para contribuir com estas pesquisas, estes estudos de elaboração da vacina. Nosso mandato está à disposição para contribuir com a UFPR, com a educação, com a saúde e com a ciência”.

Apresentação da Vacina da UFPR

Nas últimas semanas a Vacina da UFPR foi apresentada para a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e no Senado e também para os deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR