Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Verba do MEC para combate ao coronavírus será divida entre 26 iniciativas da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     27 de abril de 2020 - 8h01

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) já começou a destinar a verba de mais de três milhões de reais recebida do Governo Federal para apoio na realização de ações de combate ao novo coronavírus. No total, 45 projetos solicitaram parte dos recursos, dos quais 26 foram selecionados. O recurso é proveniente da Medida Provisória 942/2020 (R$ 1,932 milhões) e de Termos de Execução Descentralizada (TED) do Ministério da Educação (MEC) destinados a projetos especiais (R$ 1,5 milhão).

Entre os contemplados estão iniciativas que produzem álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI), usados por profissionais de saúde, e que consertam respiradores estragados em hospitais do estado. O recurso será utilizado, ainda, para a compra de EPIs para o Hospital de Clínicas e para profissionais da saúde; para uma pesquisa que verifica a frequência da doença entre profissionais de saúde envolvidos diretamente na assistência aos pacientes; para o processamento de amostras respiratórias com suspeita de Covid-19; entre outros.

Os critérios utilizados na seleção foram: ofício 04/2020/CPGO/DIFES/SESU/SESU do Ministério da Educação (MEC); ações que estejam atendendo demandas das unidades de saúde da UFPR e a ela conveniadas; ações institucionais planejadas e integradas; demandas do Complexo do Hospital de Clínicas e do Hospital do Trabalhador. A verba recebida não permite o pagamento de bolsas e apenas uma pequena parcela foi destinada ao orçamento de capital. A Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) já encaminhou os pareceres aos demandantes e está conduzindo o orçamento para as unidades.

Produção de álcool em gel na Farmácia Escola da UFPR

Para a produção de álcool em gel, por exemplo, a coordenadora da Farmácia Escola da UFPR, Camila Klocker Costa, conta que, com o recurso, será possível comprar insumos e materiais necessários para a atividade. “Na lista estão álcool 96%, glicerina, embalagens de diferentes tamanhos para armazenamento, alguns materiais de laboratório e EPIs”. Segundo ela, juntando esses insumos a outros doados, será possível produzir cerca de 200 litros de álcool em gel diariamente durante três meses. A ação é desenvolvida em conjunto com o Departamento de Química.

Médicos de Máquinas consertam respiradores hospitalares

O coordenador do grupo Médico de Máquinas, que conserta gratuitamente respiradores hospitalares, explica que o recurso será utilizado para a compra de peças e de um analisador de ventilação. “O equipamento faz a calibração dos respiradores, pois além de arrumá-los, temos que calibrá-los para que funcionem corretamente. Muitas vezes os hospitais não têm condições de comprar peças para a substituição, então se conseguirmos adquirir esses componentes, será possível recuperar mais respiradores. São placas, mangueiras, válvulas, baterias, células de oxigênio, entre outros”, revela Alexandre Sardá, professor do Departamento de Engenharia Mecânica. Até o momento, a equipe já consertou e devolveu aos hospitais seis respiradores. Outros 15 estão parados por faltas de peças. “Tem algumas empresas apoiando com doações e essa verba também vai ajudar”.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR