Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Vem pra UFPR Palotina” recebe escolas e comunidade neste sábado (17/8)

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná abre as portas para estudantes de ensino médio e toda a comunidade em geral neste sábado (17). O “Vem pra UFPR Palotina” tem a proposta de apresentar a infraestrutura e as atividades promovidas pela instituição.

Durante a programação, acadêmicos e professores do Setor Palotina estarão em salas de aula para explicar como funcionam os cursos de graduação, projetos de pesquisa e extensão. O público também poderá se informar sobre o Vestibular 2019/2020, auxílios, pós-graduação, além de conhecer toda a estrutura, incluindo laboratórios e o Hospital Veterinário.

Coordenado pela professora Ivonete Rossi Bautitz, a 1ª edição do “Vem pra UFPR Palotina” pretende fortalecer os laços de envolvimento com a comunidade local e regional, considerados um marco da implantação do Setor há 26 anos. “Vamos demonstrar nossa importância regional, o quanto nossos cursos são importantes e a qualidade do nosso Setor. Todos estão convidados para a visita”, afirma a diretora do Setor Palotina, professora Yara Moretto.

Escolas de 60 municípios da região foram convidadas a participar do evento que acontece entre 8 e 17 horas. Instituições interessadas em agendar a visita de turmas escolares, devem entrar em contato até sexta-feira (16), pelo e-mail vempraufprpalotina@ufpr.br ou pelo telefone (44) 3211-8501.

Universidade Aberta da Maturidade

Como parte do “Vem pra UFPR Palotina”, o projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade promove a aula inaugural da primeira turma em Palotina. A implantação no Setor foi iniciativa da vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz.

Trinta participantes com idade igual ou superior a 60 anos integram a 1ª edição do projeto nos campi avançados, sob coordenação da professora Marivone Valentim Zabott, do departamento de Biociências, e vice-coordenação da servidora Renata Cristina da Costa Gotardo, pedagoga vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

A programação de abertura terá início às 14 horas de sábado (17), na sala 4 do Bloco Didático I. As atividades serão semanais e seguem até o mês de junho de 2020.

Experiências do projeto em Curitiba têm demonstrado que atividades educativas em um espaço de exercício e construção da interdisciplinaridade – com participação de professores, pesquisadores, técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação – otimizou a promoção da qualidade de vida para o desenvolvimento cultural e social dos 550 idosos envolvidos nas atividades desde o início da UAM.

As atividades compreendem cursos, oficinas, eventos e visitas, contemplando os seguintes temas principais: inclusão digital; direito do idoso; saúde do idoso; atividades corporais; empreendedorismo; meio ambiente; gerontologia; arte e cultura. O projeto tem como principal diretriz resgatar o valor social dos idosos de forma articulada e interdisciplinar.

Em Curitiba o projeto, coordenado pela professora Taiuani Marquine Raymundo, encerrou a sétima turma em junho de 2019.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...