Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Veja temas do design sustentável que a abertura da LeNS 2019 trouxe à UFPR; programação vai até sexta (5/4)

Parte do público que a abertura da 3ª Conferência Global Distribuída LeNS (3rd LeNS World Distributed Conference) mobilizou mundialmente nesta quarta-feira (3) estava no Campus Reitoria da UFPR — cerca de 100 inscritos. O evento ocorre simultaneamente  em seis países por meio de palestras sobre design e sustentabilidade transmitidas por videoconferência. De Curitiba, foram realizadas ao todo 14 transmissões, em que pesquisadores de todo o Brasil apresentaram estudos que correlacionam design, economia e meio ambiente.

Com o tema “Designing sustainability for All” (em tradução livre, “desenhando sustentabilidade para todos”), a conferência tem o objetivo de reunir contribuições de designers, dentro e fora da academia, para a solução de problemas de sustentabilidade em diferentes realidades do planeta. Além de Curitiba, as transmissões estão sediadas na Cidade do México (México), na Cidade do Cabo (África do Sul), em Bangalore (Índia), em Pequim (China) e em Milão (Itália).

O Anfiteatro 800, no Campus Reitoria, sediou parte das apresentações em Curitiba. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“No geral as realidades na China e no Brasil podem ter semelhanças e talvez sejam diferentes da de Milão. Mas um evento em rede como esse permite contato para que se descubram semelhanças e diferenças”, explicou Geetha Narayanan, do Srishti Institute of Art Design and Technology, que falou da Índia. A programação do evento vai até esta sexta (5).

Desafios

Na programação brasileira, a palestra de abertura foi com Xiaobo Lu, decano da Academia de Artes e Design da Universidade de Tsinghua, em Pequim, que recentemente publicou estudos sobre o redesenho de veículos para uso deles por pessoas idosas. Um dos pioneiros no estudo do design sustentável, Lu defendeu que, se movido pelo conceito de sustentabilidade, o Design deixar de ser apenas uma indústria de serviços, para se tornar uma força motora e um líder da busca por valor em inovação. “O design sustentável é um desafio intergeracional”, comentou.

Conferência reúne estudiosos de seis países e tem programação até esta sexta-feira (5) em Curitiba

Segundo Lu, a tendência para o futuro é que o Design seja interconectado às tecnologias informativas, como inteligência artificial e bancos de dados. Para o professor, é possível alinhar essa perspectiva com metas de sustentabilidade, como as da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os 17 objetivos, estão cidades e comunidades sustentáveis, além de ação contra a mudança global do clima e para consumo e produções responsáveis.

PSS design

O professor Leonardo Castillo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou da UFPR propostas relacionadas ao conceito de PSS (Product/Service System) design, que define métodos que são criados no desenvolvimento de produtos e serviços com foco em valor e inovação. Para Castillo, a adoção desses princípios são um caminho importante para que empresas baixem o impacto ambiental das suas atividades, o que decorre principalmente da redução do uso de matéria-primas e de energia.

O pesquisador apresentou exemplos já existentes desses processos, como produtos e serviços baseados em empréstimo, permuta e colaboração. “Percebemos um cenário emergente de produção local personalizada e de pequena escala”, afirmou. “Nela, usuários se tornam parte do processo de desenvolvimento, por vezes assumindo o papel do designer em um processo altamente colaborativo, conectado e em rede”.

Castillo avalia que designers têm novos desafios a enfrentar na busca por sustentabilidade — segundo ele, o design está sendo redefinido por ela. Algumas dessas novas habilidades consistem em catalisar e inspirar membros envolvidos na produção, ajudar a materializar novos tipos de serviço e se permitir deixar o controle na mão dos usuários.

Um exemplo da utilização dos princípios do PSS design é o modelo de negócios desenvolvido pelas colegas Bheatriz Silvano Graciano, de 20 anos, e Brunna Gonçalves Ramos, de 19, alunas de graduação da Universidade Estadual de Londrina (Uel) que pensaram em um sistema de logística reserva para indústrias têxteis.

O trabalho foi um dos premiados pela LeNS que receberam o certificado na abertura do evento. “Acho que um diferencial do nosso trabalho é que apresentamos uma solução preventiva, mas resolvendo o problema”, explica Brunna.

Programação

A programação da LeNs 2019 até o dia 5 pode ser consulta no site do evento. De acordo com a organização da conferência, neste ano foram aceitos 335 trabalhos dos quase 500 que foram submetidos.

Sobre a LeNS

A Learning Network on Sustainability (LeNS) é uma rede internacional de instituições de ensino superior que visa o desenvolvimento e a difusão do design para a disciplina de sustentabilidade em currículos de todo o mundo com um espírito multipolar, aberto e copyleft.

A rede hoje conta com 136 instituições de 26 países organizadas nas seguintes 14 redes regionais: África, Brasil, Colômbia, Argentina, México, Peru, Oceania, China, Índia, Irã, Vietnã, Holanda, Itália e Europa.

Das instituições participantes, 14 são parceiras nas organizações do evento , das quais duas brasileiras — UFPR e UFPE.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...