Veja como estudar línguas nos cursos extensivos do Celin no 1º semestre; inscrições para novos alunos de 3 a 5/3

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece neste primeiro semestre 285 turmas dos seus cursos extensivos de línguas em Curitiba — a idade mínima para alunos é de 17 anos completos. As inscrições ocorrem em três períodos diferentes, de acordo com o vínculo do estudante, e devem ser feitas pela internet, pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga).

Para alunos novos, o período de inscrição será de 3 a 5 de março. Atenção: esses alunos precisam fazer um pré-cadastro via Siga antes das inscrições e depois validá-lo no Celin Reitoria (R. Dr. Faivre, 405, Ed. D. Pedro II – Centro) para ter acesso ao sistema. Para quem já estuda no Celin, as inscrições devem ser feitas de 29 de fevereiro a 2 de março. Haverá um período extra para o preenchimento de vagas remanescentes (de 6 a 13 de março).

Inscrições para os cursos extensivos do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR ocorre em três períodos, de acordo com vínculo do aluno. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR, 11/6/2013

Uma característica do Celin (que é um órgão suplementar de extensão do Setor de Ciências Humanas da UFPR)  é a variedade dos cursos de línguas ofertados. Neste primeiro semestre, as turmas são para quem quer aprender 13 línguas: alemão, chinês, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, latim, russo, ucraniano, árabe, polonês e português para estrangeiros.

Outra característica dos cursos do Celin são os preços dos módulos semestrais, em geral abaixo dos de mercado. Os valores variam de acordo com a carga horária, que é pré-definida conforme o curso (ou seja, não está aberta à escolha do aluno). A maioria dos cursos é de 60 horas.

Para alunos externos à UFPR, os valores são: R$ 950,00 (60 horas/aula); R$ 556,00 (45 horas/aula); e R$ 406,00 (30 horas/aula). Já para alunos da UFPR, os preços são R$ 406,00 (30 horas); R$ 556,00 (45 horas); e R$ 720,00 (60 horas).

O custo não abrange material didático (veja condições aqui). Os cursos de português para estrangeiros têm condições especiais.

Nivelamento

Novos estudantes interessados em ingressar em turmas intermediárias ou avançadas podem realizar teste de nivelamento, que é aplicado no Celin Reitoria. O teste precisa ser agendado e custa R$ 30,00. O resultado tem validade de sete meses.

Aulas

As aulas dos cursos extensivos do Celin começam no dia 6 de março e terminam em meados de junho.

Vagas gratuitas

As inscrições de contemplados com vagas gratuitas serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro. Essas vagas são destinadas a estudantes da UFPR, em especial os inscritos nos programas de assistência estudantil (Probem), bem como servidores da universidade e funcionários da Fundação de Apoio da UFPR (Funpar). O pedido para concorrer a elas deve ser feito até o próximo dia 13. As regras estão descritas no edital lançado em dezembro.

Mais informações sobre os cursos extensivos do Celin podem ser obtidas pelos telefones (41) 3360-5101 e 3360-5267, ou pessoalmente no Celin Reitoria (R. Dr. Faivre, 405, Ed. D. Pedro I, Centro), das 8 às 22 horas em dias úteis e, aos sábados, das 8h30 às 12 horas.

Consulte todas as informações sobre os cursos extensivos do Celin em 2020 no site do centro

Acesse as turmas oferecidas aqui

Informe-se sobre a tabela de preços para os cursos extensivos neste link

Saiba mais sobre teste de nivelamento aqui