Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Vacina da UFPR contra a Covid-19 é apresentada para deputados estaduais

Aline Nunes     4 de maio de 2021 - 17h01

“A UFPR – que tanto orgulha os paranaenses – está em um momento de prestar um auxílio inestimável, que só a ciência pode fazer”, disse o reitor sobre a Vacina da UFPR. Imagem: Reprodução Youtube.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Ricardo Marcelo Fonseca, apresentou para os deputados estaduais paranaenses a Vacina da UFPR contra a Covid-19. A participação – que ocorreu de forma remota – foi durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira, dia 4 de maio.

A Vacina da UFPR está na fase pré-clínica, de experimentos com animais. O imunizante tem como diferenciais o baixo custo, o uso de insumos e tecnologia nacionais e a multifuncionalidade, ou seja, pode ser facilmente recombinado para atender variantes do Sars-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue.

“A UFPR – que tanto orgulha os paranaenses – está em um momento de prestar um auxílio inestimável, que só a ciência pode fazer, no contexto da pandemia. (…) O que nós queremos é estar de braços dados com os paranaenses nesse caminho que ainda precisa ser trilhado. Um caminho que só pode ser trilhado pela ciência e pela ciência de qualidade, como fazemos na UFPR. Teremos uma vacina genuinamente paranaense, que vai contribuir no controle e combate dessa atual pandemia, mas de tantas outras doenças não erradicadas no estado do Paraná”, afirmou o reitor.

Fase clínica

A Vacina da UFPR deve finalizar a fase pré-clínica em um prazo de seis meses, quando vai precisar de recursos financeiros para realizar os testes clínicos, em seres humanos. “A universidade vai precisar de ajuda. Não existe universidade que faça vacina sozinha. Todas as universidades precisam se associar ao poder público ou a grandes farmacêuticas para prosseguir na fabricação de uma vacina”, disse o reitor.

Os testes clínicos devem iniciar em seis meses. Foto: Marcos Solivan/ Sucom UFPR.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, afirmou que “a casa está sempre à disposição e aberta para discutir temas tão importantes e relevantes como este. Conte sempre com o apoio do poder legislativo”.

Ações durante a pandemia

Durante a apresentação, o reitor falou sobre a atuação da UFPR no combate à pandemia: produção e doação de milhares de litros de álcool gel e de face Shields e a atuação do Hospital de Clínicas, que se transformou para atender os pacientes com Covid-19. Hoje são 93 leitos de UTI e 100 de enfermaria dedicados ao tratamento da doença.

As pesquisas sobre a pandemia são realizadas por diversas áreas do conhecimento. O reitor citou como exemplo as projeções matemáticas sobre a pandemia realizadas pela universidade que auxiliam nas tomadas de decisões da Secretaria Estadual de Saúde.

O reitor também falou sobre o teste para detecção de Covid-19 desenvolvido pelo Laboratório de Microbiologia Molecular, coordenado pelo professor Luciano Huergo, da UFPR Setor Litoral. O teste é rápido, barato e eficiente.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR