Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Maturidade do Setor Palotina entrega materiais sobre plantas medicinais para estudantes e secretaria de educação

Superintendência de Comunicação Social     29 de julho de 2020 - 15h00

Os 30 alunos idosos da Universidade Aberta da Maturidade (UAM) do Setor Palotina da UFPR receberam em suas casas kits para continuar os estudos e entretenimento em casa durante a pandemia de Covid-19. Com as aulas sobre plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias no cronograma anterior ao isolamento social, professoras montaram kits com livros, guias práticos, jogo da memória, amostra de planta condimentar (pimenta-rosa), calendário informativo 2020 e o almanaque das curiosidades, produzido através da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec), que busca incentivar a leitura através da ciência.

O material também foi disponibilizado à Secretaria da Educação de Maripá para fazer parte do acervo do projeto Bibliônibus, que busca estimular a leitura. Além das atividades educativas, mudas de plantas medicinais e materiais para chás foram distribuídos ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Kits contém livros, guias práticos, jogo da memória, amostra de planta condimentar, calendário informativo e almanaque das curiosidades. Foto: Divulgação

A UAM no Setor Palotina tem coordenação da professora Marivone Zabott e da pedagoga Renata Gotardo. Um projeto sobre plantas medicinais tem a participação das professoras Carina Kozera, Patricia da Costa Zonetti, Roberta Paulert e Suzana Stefanello.

“A ideia foi levar os materiais para que os alunos pudessem ter acesso ao conhecimento científico e também um pouco de entretenimento em casa. Depois foi realizada uma visita virtual pelo Horto de Plantas Medicinais do Setor Palotina”, conta a professora Roberta Paulert.

As professoras fizeram vídeos sobre as mais de 70 espécies medicinais para que os alunos pudessem conhecer um pouco do espaço através do grupo de WhatsApp. Algumas receitas caseiras com plantas medicinais também foram disponibilizadas ao grupo e, como forma de interação, os estudantes enviaram as plantas que possuem em casa e aproveitaram para tirar algumas dúvidas.