Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Maturidade conclui atividades da sexta turma

Aline Fernandes França     14 de junho de 2018 - 18h48

Foto: Nicolle Schumacher

Uma cerimônia animada e repleta de emoção marcou o encerramento da turma 2017/2018 do projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM) nesta quinta-feira (14), no campus Jardim Botânico. O projeto oferece diversas atividades gratuitas para maiores de 60 anos.

Os 57 participantes receberam um certificado. A solenidade contou com a presença de familiares, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca afirmou que a Universidade Aberta da Maturidade é um dos projetos de extensão mais importantes da UFPR. “Essa é uma universidade pública e isso significa que pertence a todos e todas. A extensão é o modo privilegiado de fazer essa conexão com a sociedade. Estamos permanentemente abertos, e isso é motivo de compromisso e alegria para nossa universidade”.

A coordenadora do projeto, Adélia Junglos Alves, destacou que a UAM marca o início da presença dos participantes na UFPR. “Uma vez Universidade Federal do Paraná, sempre Universidade Federal do Paraná. Vocês vão encontrar aqui muitas outras oportunidades, ocupem esse espaço, ele é de vocês, da comunidade. É uma alegria ter desfrutado da companhia de cada um de vocês ao longo desse ano”.

“A palavra hoje é gratidão por fazer parte desse projeto, por ter conhecido cada um e fazer parte dessa etapa da vida de vocês, que deve ser comemorada, celebrada com todos que amamos”, disse a vice-coordenadora da UAM, professora Taiuani Marquine.

Recebida sob aplausos, a oradora Olga Yurkevitch, de 85 anos, lembrou os bons momentos vividos pela turma. “Aprendizado, amizades feitas, histórias contadas, tristezas relatadas, risadas compartilhadas e muitas lições conhecidas. Entendemos que ser idoso é merecer respeito, ter amor e reconhecimento por tudo o que fizemos e plantamos ao longo da nossa jornada, saber que ainda há tempo para aprender e ensinar. Hoje é dia de agradecer por tudo, abrimos uma janela para o mundo e rompemos o isolamento. Saber envelhecer é uma arte, a nossa arte”.

A solenidade também contou com a apresentação do espetáculo Baile das Fitas do projeto EnvelheSendo, coordenado pela professora Lucélia Borges.

Alunos experientes

OlgaYurkevitch e a neta Larissa Damigo. Foto: Nicolle Schumacher

Olga Yurkevitch, a oradora e aluna mais experiente da turma, conta que soube do projeto por meio da imprensa. “Eu assisti na televisão a solenidade no ano passado e fiquei interessada. Sou sozinha, meu marido já é falecido e eu ficava sem saber o que fazer. A gente supera muita coisa aqui, fiz amizades, foi uma beleza. Queria que todos conhecessem e participassem”.

O casal Gonçalo e Ivete comemora a conclusão do projeto na UFPR. Foto: Nicolle Schumacher

A neta de dona Olga, Larissa Damigo, acompanhou a cerimônia. “Ela estava muito tempo em casa sozinha, aqui ela conheceu pessoas, saiu da zona de conforto, aprendeu até a usar o computador”, relata.

O projeto atraiu também Gonçalo Pereira de Brito (78 anos) e Ivete Borba Brito (71 anos), casados há 54 anos. Eles aproveitam a aposentadoria para realizarem várias atividades. “Fazemos parte de coral, aulas de natação e hidroginástica. Aqui na UFPR conhecemos direitos que nós temos e não sabíamos, com a orientação de profissionais”, diz Gonçalo.

“O projeto foi uma maravilha, aprendemos bastante e sentiremos uma falta imensa. Faz um bem para gente e já indicamos para outras pessoas”, afirma Ivete.

Universidade Aberta da Maturidade (UAM)

A Universidade Aberta da Maturidade (UAM) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, realizado desde 2012, destinado a pessoas com mais de 60 anos.

Com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos, o projeto prevê atividades educativas baseadas nos seguintes temas centrais: Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde do Idoso, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia, Arte e Cultura.

Confira a galeria completa de fotos.