Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Maturidade conclui atividades da sexta turma

Aline Fernandes França     14 de junho de 2018 - 18h48

Foto: Nicolle Schumacher

Uma cerimônia animada e repleta de emoção marcou o encerramento da turma 2017/2018 do projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM) nesta quinta-feira (14), no campus Jardim Botânico. O projeto oferece diversas atividades gratuitas para maiores de 60 anos.

Os 57 participantes receberam um certificado. A solenidade contou com a presença de familiares, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca afirmou que a Universidade Aberta da Maturidade é um dos projetos de extensão mais importantes da UFPR. “Essa é uma universidade pública e isso significa que pertence a todos e todas. A extensão é o modo privilegiado de fazer essa conexão com a sociedade. Estamos permanentemente abertos, e isso é motivo de compromisso e alegria para nossa universidade”.

A coordenadora do projeto, Adélia Junglos Alves, destacou que a UAM marca o início da presença dos participantes na UFPR. “Uma vez Universidade Federal do Paraná, sempre Universidade Federal do Paraná. Vocês vão encontrar aqui muitas outras oportunidades, ocupem esse espaço, ele é de vocês, da comunidade. É uma alegria ter desfrutado da companhia de cada um de vocês ao longo desse ano”.

“A palavra hoje é gratidão por fazer parte desse projeto, por ter conhecido cada um e fazer parte dessa etapa da vida de vocês, que deve ser comemorada, celebrada com todos que amamos”, disse a vice-coordenadora da UAM, professora Taiuani Marquine.

Recebida sob aplausos, a oradora Olga Yurkevitch, de 85 anos, lembrou os bons momentos vividos pela turma. “Aprendizado, amizades feitas, histórias contadas, tristezas relatadas, risadas compartilhadas e muitas lições conhecidas. Entendemos que ser idoso é merecer respeito, ter amor e reconhecimento por tudo o que fizemos e plantamos ao longo da nossa jornada, saber que ainda há tempo para aprender e ensinar. Hoje é dia de agradecer por tudo, abrimos uma janela para o mundo e rompemos o isolamento. Saber envelhecer é uma arte, a nossa arte”.

A solenidade também contou com a apresentação do espetáculo Baile das Fitas do projeto EnvelheSendo, coordenado pela professora Lucélia Borges.

 

Alunos experientes

OlgaYurkevitch e a neta Larissa Damigo. Foto: Nicolle Schumacher

Olga Yurkevitch, a oradora e aluna mais experiente da turma, conta que soube do projeto por meio da imprensa. “Eu assisti na televisão a solenidade no ano passado e fiquei interessada. Sou sozinha, meu marido já é falecido e eu ficava sem saber o que fazer. A gente supera muita coisa aqui, fiz amizades, foi uma beleza. Queria que todos conhecessem e participassem”.

O casal Gonçalo e Ivete comemora a conclusão do projeto na UFPR. Foto: Nicolle Schumacher

A neta de dona Olga, Larissa Damigo, acompanhou a cerimônia. “Ela estava muito tempo em casa sozinha, aqui ela conheceu pessoas, saiu da zona de conforto, aprendeu até a usar o computador”, relata.

O projeto atraiu também Gonçalo Pereira de Brito (78 anos) e Ivete Borba Brito (71 anos), casados há 54 anos. Eles aproveitam a aposentadoria para realizarem várias atividades. “Fazemos parte de coral, aulas de natação e hidroginástica. Aqui na UFPR conhecemos direitos que nós temos e não sabíamos, com a orientação de profissionais”, diz Gonçalo.

“O projeto foi uma maravilha, aprendemos bastante e sentiremos uma falta imensa. Faz um bem para gente e já indicamos para outras pessoas”, afirma Ivete.

 

Universidade Aberta da Maturidade (UAM)

A Universidade Aberta da Maturidade (UAM) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, realizado desde 2012, destinado a pessoas com mais de 60 anos.

Com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos, o projeto prevê atividades educativas baseadas nos seguintes temas centrais: Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde do Idoso, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia, Arte e Cultura.

 

Confira a galeria completa de fotos.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR