Universidade Aberta da Maturidade promove evento on-line sobre saúde e educação financeira; inscrições até 23/08

A Universidade Aberta da Maturidade (UAM), projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2012, inicia uma nova fase. Público-alvo das ações, pessoas com 60 anos ou mais são convidadas a participar de um evento de extensão programado para o segundo semestre. Educação financeira e saúde serão temas das aulas on-line, que iniciam em 14 de setembro e seguem até o dia 7 de dezembro.

Os encontros virtuais ocorrerão às terças-feiras, às 14h, pelo Google Meet. O evento oferece 60 vagas. Os interessados devem preencher, até o dia 23 de agosto, o formulário disponível neste link. O cadastro não assegura a participação. A equipe da UAM informa que, se for necessário, será adotado o critério de maior idade para desempate. Os selecionados receberão materiais didáticos e suporte para o uso da plataforma.

Com a suspensão do calendário acadêmico da UFPR, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (Cepe) em maio de 2020 em decorrência da pandemia de covid-19, as atividades do projeto foram interrompidas. Entre abril e agosto do ano passado, a equipe realizou a seleção de novos bolsistas e estudou o planejamento para o retorno remoto.

“Os alunos bolsistas e voluntários desenvolveram materiais para auxiliar os idosos no uso da plataforma e os orientaram, de modo síncrono, todas as vezes que foi necessário”, afirma Taiuani Marquine Raymundo, coordenadora da UAM.

Em outubro de 2020, as aulas foram retomadas de forma on-line, e em junho de 2021, a turma foi concluída. “Terminamos com uma audiência média de 40 idosos. Agora daremos início a um ciclo de eventos”. De acordo com a professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade, mais de 500 idosos já passaram pelo projeto.

Sobre a UAM

Contribuir para a promoção da qualidade de vida e para o desenvolvimento cultural e social dos participantes são objetivos da UAM. No formato inicial, as aulas eram presenciais e tinham duração de um ano. Oito turmas já foram concluídas na capital e uma no oeste paranaense. As atividades são realizadas no Setor Palotina da UFPR desde agosto de 2019. Inclusão digital, direito e saúde do idoso, meio ambiente, gerontologia, arte, cultura e plantas medicinais foram alguns dos assuntos trabalhados com os grupos.

Maria Emília von der Heyde, docente idealizadora da UAM, faleceu no dia 2 de fevereiro de 2019. Tia Mila, como era carinhosamente chamada, foi a primeira doutora em Nutrição do Paraná e a primeira mulher a ser diretora do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.

Conheça mais sobre a UAM e acesse outras notícias aqui.

Entre em contato com a equipe pelo e-mail uam@ufpr.br.