A Unidade de Arquivo e Atividades Auxiliares (UARQ) promoveu a primeira eliminação de documentos da história da UFPR, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). A documentação eliminada totalizou 354 caixas de documentos pertencentes ao Restaurante Universitário (RU) e compreende material reunido entre 1992 e 2018, que perdeu o valor legal. O trabalho foi realizado após a aprovação da Listagem de Eliminação de Documentos (LED) pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e ocorreu por meio de fragmentação mecânica realizada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba e Região Metropolitana.
A ação integra o trabalho de gestão documental e têm como objetivo racionalizar a documentação através de eliminação criteriosa, com base na Tabela de Temporalidade das Atividades-Meio da Administração Pública, proporcionando a liberação de espaço físico, além de facilitar e promover o acesso à informação.
Segundo Jane Valéria Pereira, chefe da UARQ, a execução de projetos como esse, além da otimização dos espaços físicos, tem o objetivo de “conscientização da necessidade de implementação de políticas institucionais de gestão de documentos e suas práticas”. Também foram eliminadas 189 caixas de documentos da Pró-Reitoria de Administração (PRA), que ocupavam uma parte do prédio da Santos Andrade, além de outras 189 do Setor de Educação e da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD).
De acordo com Angélica do Carmo Coitinho, arquivista e Presidente da CPAD, as ações mostram que é possível eliminar a documentação de acordo com as normas legais vigentes, liberando espaço físico e contribuindo para a preservação da memória institucional da Universidade.