Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Unesco aprova projeto do Cenacid para Programa Internacional de Investigação de Deslizamentos

Um projeto do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) – unidade especial da Universidade Federal do Paraná – foi aprovado na “2019 ICL-IPL Unesco Conference” para o Programa Internacional de Investigação de Deslizamentos. Outras seis propostas de 2019 foram selecionadas, na quarta-feira (18), na sede da Unesco em Paris.

Denominado “Estudos de desastres relacionados a deslizamentos de terra naturais e antropogênicos no Brasil – Caracterização dos agentes deflagradores e dos impactos de deslizamentos como ferramenta para análise rápida de risco”, o projeto envolve 12 professores da UFPR e oito de outras universidades brasileiras e integra as ações do Protocolo de Sendai para Redução de Desastres.

O projeto tem previsão de quatro anos. O coordenador do Cenacid, professor Renato Lima, representa o Brasil e o Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid-UFPR) na conferência. De acordo com Lima, a aprovação representa reconhecimento pelo mais importante órgão mundial da área.

Professor Renato Lima na 2019 ICL-IPL Unesco Conference. Foto: Divulgação Cenacid

Durante a reunião, o presidente do International Consortium on Landslides (ICL) reconheceu a importância do Cenacid como centro de referência e convidou a equipe para apresentar seus dados na revista Landslide, considerada um dos mais importantes periódicos científicos sobre o tema. Lima também recebeu o convite do diretor executivo do International Research on Disaster Risk Reduction (IRDR), Qunli Han, para que o Cenacid torne-se centro de referência do programa.

Japão e Rússia ofereceram cooperação em cursos específicos ao Cenacid. Índia, Indonésia e Itália convidaram a equipe para cooperação geral.

O professor Renato apresentou estudos de caso de missões do Centro, incluindo as ações realizadas após o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho-MG. O vice-presidente da Sociedade International de Engenharia de Barragens solicitou o relatório da missão para publicação no Boletim Científico do grupo.

Compromisso de Kyoto 2020

O Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR foi a única entidade brasileira convidada para assinar o “Compromisso de Kyoto 2020 para a promoção global do entendimento e redução do risco de desastres associados a deslizamentos”. O documento foi firmado, na conferência, por mais de 58 entidades de todo o mundo, incluindo a própria Unesco, Global Risk Forum GRF Davos, International Union for Geological Sciences (IUGS), International Research on Disaster Risk Reduction (IRDR), entre outras.

Entidades de 21 países assinaram o compromisso – Brasil, Canadá, China, Croácia, Colômbia, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Geórgia, Índia, Irã, Itália, Japão, Servia, Eslovênia, Sri Lanka, Taipe-China, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Vietnã.

Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela excelência na atuação, prevenção, resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...