Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Navegação por Satélite é tema de curso da UFPR para a Marinha do Brasil

Celsina Favorito     7 de abril de 2015 - 13h25

06226_curso_marinhafotoCapacitar os militares do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil de Ladário/ MS sobre o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Este é o objetivo do curso de quatro dias ofertado por profissionais da UFPR que desenvolvem estudos em seu Instituto Tecnológico de transportes e Infraestrutura (ITTI). A formação, ministrada pelo professor do Departamento de Geomática da Universidade, Carlos Aurélio Nadal, apresenta a tecnologia de GNSS aplicada atualmente em projetos desenvolvidos no Rio Paraguai.

O Sistema Global de Navegação por Satélite, explica o docente, é definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, em terra, mar ou ar. O GNSS atual é constituído pelas constelações já existentes dos Sistemas de Posicionamento Global (GPS), do de Navegação Global por Satélite (Glonass), do de aumentação, e das bases de dados de navegação. De acordo com professor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, futuramente, outros sistemas também integrarão o GNSS atual, como são exemplos o Galileu (Sistema de Navegação por Satélite da União Europeia) e o Compass (em desenvolvimento pelos chineses).

Atualização de tecnologias

Segundo o comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6) do 6° Distrito Naval Marinha, Maurício dos Santos Silva, pelo fato da Marinha desenvolver atividades de hidrografia na região e também ter a cartografia como subproduto, o curso é fundamental para que “tenhamos  oportunidade de nos atualizarmos acerca de novas tecnologias e produtos”. O comandante destaca, ainda, a importância de contatos com outros profissionais, militares ou não, para troca de experiências e estreitamento de laços e parcerias futuras.

De acordo com o professor  Nadal, o curso integra as ações de parceria realizadas entre a UFPR/ITTI  e a Marinha, em especial, no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai. Participam da formação, realizada durante o período de 30 de março a 02 de abril, militares do SSN-6; da Base Fluvial de Ladário (que também desenvolve serviços de projetos e topografia); do Navio da Marinha (que faz hidrografia para o 6º Distrito) e também uma professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

6º Distrito Naval

O Comando do 6º Distrito Naval é uma Organização Militar da Marinha do Brasil, cuja responsabilidade engloba uma faixa de fronteira em área considerada indispensável para a segurança Nacional. Ele está situado na cidade de Ladário, à beira do Rio Paraguai, e tem jurisdição sobre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A parceria com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR se deve ao fato do ITTI atuar na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovia, hidrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso e conservação de recursos naturais.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR