Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR/ITTI lança livro em MS e distribui história em quadrinhos no interior do PR

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), lançou o livro “Pesca Amadora – Uma perspectiva conservacionista”, obra que reúne textos e fotos sobre a atividade dos pescadores nos municípios de Anastácio e Aquidauana, e realizou a distribuição de duas mil unidades de uma história em quadrinhos que trata da transmissão e prevenção da leishmaniose cutânea na Reserva Biológica das Perobas (Rebio). O lançamento aconteceu em Anastácio, Mato Grosso do Sul, enquanto a Rebio fica no interior do Paraná e ocupa parte do território dos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte.

“Pesca Amadora – Uma perspectiva conservacionista”
A publicação é resultado da parceria entre o projeto “BR-262/MS – Faço parte deste Caminho”, realizado pela UFPR/ITTI, e a comunidade desses municípios. “Na obra tratamos da pesca amadora e a problemática ambiental junto a essa atividade a partir da visão dos pescadores da região. Como se fazer uma pesca de maneira correta, ou seja, cuidando do meio ambiente, mostramos quais os peixes mais comuns na região, no caso dourado e o pacu e também belíssimas fotos que mostram as belezas e desafios da pesca hoje”, explica Christiane Gioppo, representante do projeto que desenvolveu o trabalho.

O livro surgiu das atividades realizadas com a comunidade pelo Programa de Educação Ambiental (PEA), do projeto BR-262/MS. O intuito foi atingir um público diferenciado, não apenas a comunidade da região, mas também os turistas que visitam o local por causa da pesca. “A publicação é inovadora, pois trata o tema de maneira diferente, fugindo do tradicional. Esse conhecimento pode ser multiplicado e não vai ser esquecido facilmente. Assim, o projeto “BR-262/MS- Faço parte deste caminho” é pioneiro dentro do estado. Ele capta a memória, a tradição da pesca amadora, muito importante para todo o estado”, ressalta o coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso do Sul, Reginaldo Yamaciro.

Para o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, com a multiplicação do conteúdo do livro para a sociedade em geral é possível preservar o meio ambiente e os recursos naturais na região e manter viva a herança da pesca amadora pantaneira. “Esse foi um trabalho maravilhoso que trabalha a questão ambiental na cidade de maneira simples, mas que gera uma reflexão profunda. Nós aqui temos uma grande ligação com o Rio Aquidauana, um dos principais afluentes dos rios Miranda e Paraguai. Só que ele está sendo degradado e isso é muito sério. Esse livro mostra como podemos proteger nosso rio e também seus afluentes”, comenta.

História em quadrinhos
A entrega oficial à Rebio foi feita por integrantes do projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza”. A leishmaniose cutânea é uma doença transmitida pela picada do mosquito-palha ou birigui e que causa lesões que demoram a cicatrizar.

A história foi elaborada pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), responsável pela Gestão Ambiental da Estrada Boiadeira, a pedido da própria Rebio, já que é comum a presença do mosquito transmissor da doença na Unidade de Conservação. Nos quadrinhos, o Gavião-pato, mascote da Rebio, e o Educaminha, símbolo do projeto Estrada Boaideira, explicam de uma maneira acessível como a doença é transmitida e quais os cuidados que as pessoas devem tomar para evitar o contagio.

O material será utilizado como um instrumento de prevenção da transmissão da leishmaniose na comunidade e será distribuído nos próximos meses em escolas e durante atividades realizadas pela Rebio das Perobas, parceira do projeto “Estrada Boiadeira” em diversas ações realizadas em Tuneiras do Oeste.

A doação foi oficializada em reunião do Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas, que é formado por membros que representam diversas parcelas da sociedade organizada para ajudar, apoiar, observar e fiscalizar as ações que são desenvolvidas na unidade de conservação.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...