Ensino e Educação

UFPR/Celin oferta mais de 20 cursos de línguas estrangeiras

Celsina Favorito     31 de julho de 2013 - 19h06

A comunidade universitária e a população curitibana em geral, com 17 anos ou mais e que nunca frequentaram os cursos de línguas estrangeiras ofertados pela UFPR, podem se inscrever em uma das 20 opções disponibilizadas pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin). A partir das 20 horas do dia 14 de agosto, o público poderá optar pelos idiomas de alemão, árabe, mandarim, espanhol, francês, grego, holandês, hebraico, inglês, italiano, japonês, latim, russo, sânscrito e yorubá.

Interessados em se candidatar poderão desde já fazer um pré-cadastro no Sistema Informatizado do Celin (SiCel), através do site www.celin.institucional.ws . Depois, no período de 14 a 30 de agosto deverão acessar o site e fazer a opção desejada. Caso tenha vaga no curso pretendido, o candidato terá 48 horas para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia de 275 a 485 reais, de acordo com a carga horária do curso escolhido. A vaga somente será confirmada após o pagamento do boleto bancário, emitido no SiCel.

Segundo a professora de francês Ayumi Shibayama, os cursos têm duração de quatro meses, nos turnos da manhã , tarde e noite, com um ou dois encontros semanais. As aulas serão iniciadas dia 17 de agosto e encerradas dia 14 de dezembro.

Vagas gratuitas

A docente orienta que na próxima segunda-feira (5), será divulgada a relação dos nomes das pessoas que conquistaram vagas gratuitas (cerca de 10 a 15% de cada curso). Ela explica que os contemplados se inscreveram e encaminharam documentação, em outubro do ano passado. O edital será divulgado no site do Celin (www.celin.ufpr.br).

Ayumi destaca ainda que cerca de quatro mil alunos frequentam a cada semestre os cursos extensivos, e cerca de 500 a 800 pessoas, os cursos intensivos. Aproximadamente 150 professores lecionam para este público, a maioria são do quadro da UFPR.

Celsina Favorito