Ciência e Tecnologia

Histórico de notícias

UFPR vence Prêmio Capes de Tese 2021 em Ciência da Computação

Aline Nunes     10 de setembro de 2021 - 14h58

A tese de doutorado “Discovery and application of data dependencies”, produzida no Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPR, venceu o Prêmio Capes de Tese 2021, na categoria Ciência da Computação. Produzida por Eduardo Henrique Monteiro Pena, com orientação do professor Eduardo Cunha de Almeida, a pesquisa abordou as dependências de dados e teve como um dos objetivos substituir os projetos manuais de dependências por um algoritmo, reduzindo erros no processo.

O trabalho contribui para o processo de descoberta de inconsistências em dados. “De modo geral, os bancos de dados em operação nas empresas sofrem com inconsistências nos dados devido a uma série de razões, as mais comuns são a inclusão de informações incorretas, dados ausentes, dados duplicados, integração incorreta de dados, entre outros. Essas inconsistências dificultam a execução de algoritmos de descoberta de dependências de dados, ou seja, descoberta de regras de negócio que sejam válidas no banco de dados como um todo, elas também são chamadas de dependências exatas de dados”, explica o professor Eduardo Cunha de Almeida.

Os sistemas de compras online, por exemplo, geram milhares de transações por segundo. Os dados são armazenados em bancos de dados, que podem ser sistemas bancários, sistemas de compras pela Internet, aplicativos de celular ou aplicativos de relógios. “Após a inclusão dos dados, as pessoas e organizações podem ter interesse em extrair informações ou até mesmo obter conhecimento por meio de processos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Neste sentido, poder utilizar dados com qualidade aceitável e com poucas inconsistências é essencial para que a extração de informações ou conhecimento obtenha resultados mais precisos”, afirma o orientador.

O trabalho do Eduardo Pena pesquisou algoritmos para descobrir as inconsistências nestes dados. “Uma das contribuições foi o desenvolvimento de algoritmos que permitem a identificação das regras de negócios, por meio de dependências. Assim o usuário sabe exatamente o que procurar nos conjuntos de dados. O algoritmo que propus encontra regras de negócio para seus dados.  Outro algoritmo que propus encontra os erros relacionados às regras. Assim, o usuário sabe onde estão os problemas/erros/anomalias/fraudes dos dados”, afirma o autor.

Prêmio Capes de Tese

O prêmio foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2005 para reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado de programas de pós-graduação do Brasil. Os critérios de seleção levam em conta a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor que o sistema educacional agregou ao candidato. A premiação abrange todas as áreas do conhecimento com representante na avaliação da pós-graduação strictu sensu.

A pesquisa do Eduardo Pena também foi premiada pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC), em 2021, como a segunda melhor tese. “O período do doutorado é intenso – fisicamente e psicologicamente. Todos que concluem um doutorado já são vencedores. O prêmio deu um tempero a mais para a sensação de ‘dever cumprido’”, finaliza Eduardo Pena.

Grande Prêmio Capes de Tese

O trabalho do Eduardo concorre automaticamente ao Grande Prêmio Capes de Tese e vai disputar com os vencedores do Prêmio Capes de Tese de três grupos das áreas: I Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, II Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar e III Ciências humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.