Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR vence duas premiações por pesquisas avícolas

Simone Meirelles     25 de junho de 2021 - 10h43

Equipe de alunos avaliando instalações de frangos de corte

O Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná foi destaque na 28ª Edição do Prêmio José Maria Lamas da Silva (LAMAS), que visa estimular a pesquisa avícola, organizado pela Fundação APinco de Ciência e Tecnologias Avícolas. Dois artigos produzidos no Laboratório de Inovações Tecnológicas em Zootecnia da UFPR, coordenados pelo professor Marcos Martinez do Vale, foram premiados em 2021. O concurso é anual,  nas áreas de Nutrição, Sanidade, Produção e Outras Áreas de avicultura. Este ano foram selecionados 80 trabalhos para concorrer ao prêmio.

Os trabalhos premiados foram dois resumos enviados para a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2021, evento da Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas, associada da World’s Poultry Science Association (WPSA). Esse é o principal evento técnico científico do Brasil e América Latina no setor.

Alunos da UFPR receberam os prêmios com os trabalhos “Mineração de dados aplicada a dados produtivos de matrizes pesadas”, no segmento Produção; e “Modelo Fuzzy de Classificação da Vunerabilidade de Aviários de frangos de Corte ao Calor”,  no segmento Outras Áreas de Avicultura.

Segundo o professor Marcos Martinez do Vale, do curso de Zootecnia da UFPR, os estudos premiados são voltados à Zootecnia de Precisão, área emergente do setor. As premiações contemplaram dois trabalhos que usam como metodologia modalidades de inteligência artificial.

Sobre os trabalhos

O Estudo com modelagem Fuzzy é o desenvolvimento de um sistema de classificação da vulnerabilidade da produção de frangos de corte aos extremos de calor. A modelagem é classificada como um sistema de suporte à decisão e atende aos esforços de reduzir a susceptibilidade da pecuária Brasileira ao aquecimento global. O estudo também atende a esforços em reduzir o estresse das aves devido ao calor pela possibilidade de identificação e mitigação pontual das condições desfavoráveis ao bem estar do frango. Os autores são Marcos Martinez do Vale (Autor orientador), Karoline T. Sousa (Aluna de Pós Graduação em Zootecnia- UFPR) , Milena Coutinho Franco (Aluna de Graduação em Zootecnia- UFPR), Janaína de Paula Oliveira  (zootecnista e aluna de Graduação em Veterinária- UFPR), Maurício Portela dos Santos (Aluno de Pós Graduação em Zootecnia- UFSM), Matheus Deniz (Aluno de Pós Graduação em Zootecnia- UFPR). O trabalho tem financiamento do CNPq.

O outro estudo premiado trabalhou com mineração de dados que é a aplicação de algoritmo de descoberta de padrões úteis e importantes em bancos de dados. Este estudo utilizou dados de indústria avícola classificando resultados zootécnicos de diferentes sistemas tecnológicos de produção de matrizes de frangos de corte. A técnica também é uma ferramenta de zootecnia de precisão e permite reduzir perdas produtivas e identificar oportunidades no sistema de produção. É de autoria de Georgia C. de Almeida (MBA em Agronegócios); Joice Meri Slongo e Marcos Martinez do Vale (orientador).

O Prêmio Lamas objetiva – bem mais que a premiação, propriamente dita – a divulgação dos resultados do intenso trabalho de pesquisa e de experimentação desenvolvido em Universidades e Centros de Pesquisa de todo o País com o fim de responder a questões (levantadas pelo próprio setor produtivo) nas diversas áreas especializadas na produção e processamento de produtos avícolas.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR