Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR vai participar da pesquisa de vacinação em Toledo com imunizante da Pfizer

Aline Nunes     25 de agosto de 2021 - 18h50

População maior de 12 anos de Toledo será vacinada a partir desta quinta-feira. Pesquisa conta com a participação da UFPR. Foto: Diego Ianoski.

A Universidade Federal do Paraná vai participar da pesquisa de vacinação que será realizada pela farmacêutica Pfizer em Toledo. A cidade do oeste paranaense será a única brasileira a receber o estudo, que pretende analisar o comportamento do SARS-CoV-2 em um cenário de vida real. De acordo com o governo estadual, toda a população da cidade com mais de 12 anos será vacinada contra a Covid-19 até o fim do mês.

A remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante da Pfizer já foi autorizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e vai completar a aplicação da primeira dose na população adulta e em adolescentes acima de 12 anos. A vacinação deve iniciar nesta quinta-feira, 25 de agosto.  A prefeitura da cidade divulgou informações sobre como vai funcionar a imunização. Clique aqui para saber os detalhes.

Estudantes de medicina do Campus Toledo da UFPR vão participar do processo de imunização. Serão cerca de 30 alunos, divididos nos 5 pontos de vacinação diariamente. Os alunos vão auxiliar os servidores do município na parte logística, organização das filas, preenchimento das carteirinhas e registro de informações.

UFPR

O Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná foi procurado pela Pfizer há três meses, durante o processo de escolha de uma cidade brasileira para receber o estudo observacional. “Os critérios de escolha seriam técnicos, como a estrutura e qualidade das ações de vigilância epidemiológica do município, estrutura e organização do sistema de saúde pública, qualidade das ações de vacinação e registro, além da parceria científica com uma universidade como a UFPR. Após inúmeras reuniões recebemos a feliz notícia que a Pfizer e o Programa Nacional de Imunização haviam escolhido a cidade de Toledo. Para um Campus em processo de implantação, com um curso tão complexo como o de medicina, ter a oportunidade de participar de um projeto de extrema relevância para a saúde da população e para a ciência, é motivo de muita satisfação”, comemora a diretora do Campus Toledo da UFPR, professora Cristina de Oliveira Rodrigues.

De acordo com a professora Cristina, o Campus Toledo vai trabalhar em parceria com o Núcleo de Fixação de Nitrogênio do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, do Setor de Ciências Biológicas, que é coordenado pelo professor Emanuel Maltempi de Souza. “O estudo epidemiológico observacional, para entender o comportamento da doença em um cenário de vida real trará importantes contribuições para o conhecimento científico sobre o SARS-CoV-2”, destaca Cristina.

Desde o início da pandemia a UFPR trabalha no combate à Covid-19 a partir de várias frentes: realização de mais de 50 mil testes gratuitos para sintomáticos e assintomáticos, produção e distribuição gratuita de álcool gel, face shields e protetores de leito, desenvolvimento de teste sorológico barato e eficaz para identificar o SARS-CoV-2, monitoramento ambiental do coronavírus e o desenvolvimento da Vacina da UFPR contra a Covid-19.

Para o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, a escolha de Toledo reflete a ação constante e incansável da UFPR no combate à pandemia. “A escolha de Toledo está ligada diretamente à presença da UFPR na cidade e reforça o papel das universidades federais no combate à pandemia. Essa parceria com a Pfizer, UFPR e Toledo será detalhada tecnicamente, com a presença dos pesquisadores, em momento futuro em que todos os atores institucionais possam participar conjuntamente, pois sabemos que esse é um trabalho importante em favor da ciência e da vida”, afirmou.

Crédito da foto de capa: Diego Ianoski.

ÁUDIO PARA RÁDIOS

 

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR