+ UFPR

UFPR vai participar da pesquisa de vacinação em Toledo com imunizante da Pfizer

Aline Nunes     25 de agosto de 2021 - 18h50

População maior de 12 anos de Toledo será vacinada a partir desta quinta-feira. Pesquisa conta com a participação da UFPR. Foto: Diego Ianoski.

A Universidade Federal do Paraná vai participar da pesquisa de vacinação que será realizada pela farmacêutica Pfizer em Toledo. A cidade do oeste paranaense será a única brasileira a receber o estudo, que pretende analisar o comportamento do SARS-CoV-2 em um cenário de vida real. De acordo com o governo estadual, toda a população da cidade com mais de 12 anos será vacinada contra a Covid-19 até o fim do mês.

A remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante da Pfizer já foi autorizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e vai completar a aplicação da primeira dose na população adulta e em adolescentes acima de 12 anos. A vacinação deve iniciar nesta quinta-feira, 25 de agosto.  A prefeitura da cidade divulgou informações sobre como vai funcionar a imunização. Clique aqui para saber os detalhes.

Estudantes de medicina do Campus Toledo da UFPR vão participar do processo de imunização. Serão cerca de 30 alunos, divididos nos 5 pontos de vacinação diariamente. Os alunos vão auxiliar os servidores do município na parte logística, organização das filas, preenchimento das carteirinhas e registro de informações.

UFPR

O Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná foi procurado pela Pfizer há três meses, durante o processo de escolha de uma cidade brasileira para receber o estudo observacional. “Os critérios de escolha seriam técnicos, como a estrutura e qualidade das ações de vigilância epidemiológica do município, estrutura e organização do sistema de saúde pública, qualidade das ações de vacinação e registro, além da parceria científica com uma universidade como a UFPR. Após inúmeras reuniões recebemos a feliz notícia que a Pfizer e o Programa Nacional de Imunização haviam escolhido a cidade de Toledo. Para um Campus em processo de implantação, com um curso tão complexo como o de medicina, ter a oportunidade de participar de um projeto de extrema relevância para a saúde da população e para a ciência, é motivo de muita satisfação”, comemora a diretora do Campus Toledo da UFPR, professora Cristina de Oliveira Rodrigues.

De acordo com a professora Cristina, o Campus Toledo vai trabalhar em parceria com o Núcleo de Fixação de Nitrogênio do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, do Setor de Ciências Biológicas, que é coordenado pelo professor Emanuel Maltempi de Souza. “O estudo epidemiológico observacional, para entender o comportamento da doença em um cenário de vida real trará importantes contribuições para o conhecimento científico sobre o SARS-CoV-2”, destaca Cristina.

Desde o início da pandemia a UFPR trabalha no combate à Covid-19 a partir de várias frentes: realização de mais de 50 mil testes gratuitos para sintomáticos e assintomáticos, produção e distribuição gratuita de álcool gel, face shields e protetores de leito, desenvolvimento de teste sorológico barato e eficaz para identificar o SARS-CoV-2, monitoramento ambiental do coronavírus e o desenvolvimento da Vacina da UFPR contra a Covid-19.

Para o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, a escolha de Toledo reflete a ação constante e incansável da UFPR no combate à pandemia. “A escolha de Toledo está ligada diretamente à presença da UFPR na cidade e reforça o papel das universidades federais no combate à pandemia. Essa parceria com a Pfizer, UFPR e Toledo será detalhada tecnicamente, com a presença dos pesquisadores, em momento futuro em que todos os atores institucionais possam participar conjuntamente, pois sabemos que esse é um trabalho importante em favor da ciência e da vida”, afirmou.

Crédito da foto de capa: Diego Ianoski.

ÁUDIO PARA RÁDIOS