Ciência e Tecnologia

UFPR vai distribuir 1.500 mudas de araucária

Simone Meirelles     5 de março de 2015 - 16h06

Prof. Flávio Zanette e as mudas que serão doadas

Cerca de 1.500 mudas de araucária serão distribuídas gratuitamente na Universidade Federal do Paraná em comemoração aos 30 anos de criação do Laboratório de Micropropagação Vegetal, que deu início às pesquisas com a Araucaria angustifolia na instituição. Essas pesquisas, lideradas pelo professor Flávio Zanette, geraram, entre outros frutos, o pinheiro de proveta, que veio ajudar a combater a extinção da espécie. A doação de mudas será de 10 a 13 de março, das 8h30 às 12 e das 13h30 às 16h30, no Departamento de Fitotecnia da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê).
Cada pessoa poderá solicitar de 1 a 10 mudas. Junto com elas, receberá o livreto “Enxertia de Araucária para Produção de Pinhão”, de autoria do professor Zanette, que ensina o passo a passo dos procedimentos necessários para que a muda produza pinhões (apenas as plantas fêmeas produzem), com qualidade e mais rapidez.
Estudioso da araucária há mais de 30 anos, o professor Zanette defende as técnicas de enxertia como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para sua preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada, está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos (sem a enxertia, a produção só começa entre 12 e 15 anos).
Para mais informações, basta ligar 3350-5728 ou enviar e-mail para flazan@ufpr.br.