Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPRTV comemora 10 anos de geração de conteúdo

UFPRTV comemora 10 anos - Foto: Leonardo Bettinelli

Uma cerimônia para prestar homenagem aos envolvidos na criação e no crescimento da UFPRTV foi realizada na segunda-feira (18), nos estúdios da T V. O evento foi transmitido ao vivo nos canais 15 da NET, 71 da TVA, na WebTV e em outros canais da RedeIFES, uma rede de troca de conteúdo entre Instituições Federais de Ensino Superior.

Um dos destaques foi o anúncio do convênio entre a UFPR e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação produzida pela universidade será trasmitida no canal digital 62 da TV aberta . “A maior conquista da TV nesses 10 anos é a libertação da prisão da TV a cabo. Através da WebTV e do canal aberto ocorre a democratização do acesso a informações”, reflete Carlos Rocha, diretor-geral da UFPRTV. “A TV aberta atingirá muito mais gente no Brasil e facilitará a troca de informações para a sociedade”, anuncia Marco Antonio Coelho, superintendente de rede na EBC. “Este é um espaço de interação de diversas áreas da universidade, entre alunos, professores e comunidade. São 10 anos de superação de obstáculos, e agora mais gente pode ter acesso a nossa programação”, comemora o reitor Zaki Akel Sobrinho.

UFPRTV comemora 10 anos - Foto: Leonardo Bettinelli

A RedeIFES chega a 250 municípios brasileiros e atinge 20 instituições de ensino superior. “O sistema de comunicação das rádios e TVs educativas é poderoso e insento, é o futuro da comunicação no Brasil, a construção de uma TV pública de qualidade. As TVs universitárias têm credibilidade, independência e isenção”, resume o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, participante da RedeIFES. “A TV que funciona 24 horas, nos sete dias da semana, tem como missão formar novos valores”, avalia o vice-reitor Rogério Mulinari, e destaca que as vagas de estágio oferecidas para alunos de comunicação são valiosas para a formação de muitos profissionais.

O ex-reitor Carlos Antunes dos Santos relembra que a UFPRTV surgiu da necessidade de criar um sistema de comunicação. “A primeira transmissão da TV foi a concretização de uma luta”, conta, sobre o sucesso do pedido da concessão de um canal no Ministério das Comunicações e todo o processo de criação do projeto.

“Os programas criados em 2002, como o “Cobras e Lagartos” e o “Caldo de Cultura” ainda existem com muita geração de conteúdo, porque a grade de programação foi pensada para ser definitiva”, lembra Carlos Delgado, ex-diretor da TV. Mas ele alerta que não existe uma TV ideal, o processo de criação nunca para, e deve ser adequada a temas de interesse da comunidade. Plínio Paladino, na época chefe de Redação, diz que o processo de criação da TV foi muito intenso, principalmente a parte operacional burocrática da universidade, mas que hoje as consquistas se sobressaem às dificuldades.

UFPRTV comemora 10 anos - Foto: Leonardo Bettinelli

Histórico
A primeira transmissão feita pela UFPRTV foi do resultado do vestibular, no ano de 2002, assim que os canais da rede a cabo foram concedidos. No início o conteúdo era gerado em estúdio de uma empresa terceirizada, só depois foi inaugurado o estúdio no Pólo de Comunicação, no campus Cabral. Em 2003, surgiu na UFPR o coordenado por Carlos Rocha, o projeto RedeIFES. No mesmo ano o programa foi apresentado durante o I Encontro de Rádios e TVs das instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em Ouro Preto (MG). Em 2010, os programas produzidos pela UFPRTV foram repaginados e passaram a ser exibidos na WebTV, em tempo real. Em 2011, os equipamentos da TV foram trocados e atualizados por digitais. Na mesma época, as escolas da rede pública em Curitiba receberam uma coletânea de programas “Vocação”, para apresentar a rotina dos cursos da UFPR aos alunos do ensino médio.

Veja a reportagem da UFPR TV: http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=22917502

Veja mais fotos no flickr da UFPR.

Juliana Blume, sob orientação de Ana Paula Moraes

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...