Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR realiza seminário inédito sobre Inglês como Meio de Instrução

Superintendência de Comunicação Social     7 de dezembro de 2018 - 11h55

A Universidade Federal do Paraná sedia, nesta sexta-feira (7), o 1st Brazilian EMI Seminar – primeiro seminário do País sobre Inglês como Meio de Instrução (EMI, na sigla em inglês). A programação segue até o final do dia e é transmitida ao vivo pelo canal de eventos da UFPR TV no youtube.

Durante a abertura do evento, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a relevância da atividade. “Essas ações que integram a internacionalização são estratégicas. No Brasil, as universidades públicas são responsáveis pela maioria da produção de ciência, tecnologia e inovação. Vamos enfatizar esse papel de sermos cosmopolitas da gestão do conhecimento”.

Fotos: Marcos Solivan

Organizado pelo Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR, o Seminário conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). “Nossa proposta é dar voz aos docentes que lecionam as disciplinas em língua inglesa. Aqui eles irão relatar suas experiências e criar uma espécie de comunidade. O evento vai nos mostrar o porquê de ofertar disciplinas em inglês nas mais diversas áreas do conhecimento e o que ganhamos com a internacionalização”, afirmou o diretor do Capa, professor Ron Martinez.

“A internacionalização exige um conjunto de transformações das instituições. Esse processo precisa de planejamento, capacitação e mudança de atitude, justamente o que o evento proporciona”, ressaltou o diretor da Agência UFPR Internacional, professor André Duarte.

Presidente do Idioma sem Fronteiras, do Ministério da Educação, professora Denise Martins de Abreu e Lima.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, professor Francisco de Assis Mendonça, lembrou a relevância da atividade para a implementação do Programa Institucional de Internacionalização (Capes Print). “Nosso projeto foi construído de maneira ampla na universidade e aprovado em primeira instância pela Capes. Iniciativas como esse seminário nos auxiliam a promover melhorias na pesquisa e na pós-graduação”.

A presidente do Idioma sem Fronteiras, do Ministério da Educação, professora Denise Martins de Abreu e Lima, participa da programação. “Esse primeiro seminário é extremamente importante nesse momento em que falamos da internacionalização das universidades, inclusive para esclarecer que isso apenas não é internacionalização, mas faz parte de um conjunto de atividades que promove a internacionalização”, disse. “É importante esclarecer para a comunidade, mostrar as boas práticas, o que pode ser feito, além de desmistificar as dificuldades e congregar especialistas da área que podem auxiliar esse processo e torná-lo mais fácil para o professor”, concluiu Denise.

 

Seminário
Estão inscritos 180 professores e pesquisadores interessados em ministrar aulas em inglês, a maioria de outras regiões do Paraná e também de outros estados.

Renata Archanjo, secretária adjunta de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é uma das participantes do evento. “Estamos em um momento em que a internacionalização das universidades brasileiras precisam dar um passo adiante no que se refere às línguas estrangeiras no processo de internacionalização. É preciso pensar estratégias para trazer esse conhecimento mais perto dos pesquisadores e de toda a comunidade acadêmica que decide internacionalizar. Esse evento permite a troca de experiências e acesso a novas estratégias de implementação de conteúdos via língua estrangeira, fundamentais para o processo”, avaliou.

Confira a programação completa.