Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR transfere tecnologia para produção de novo repelente contra mosquito da dengue

O novo repelente pode chegar no mercado em até 3 anos, se aprovado nos testes de toxicidade. Foto: Shammiknr/Pixabay

A Universidade Federal do Paraná realizou a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de um novo repelente de mosquitos, biodegradável e, provavelmente, de baixa toxicidade. A molécula será testada em laboratórios credenciados pela Anvisa, etapa necessária para a aprovação de uso comercial. O repelente apresentou ótimos resultados nos testes realizados na UFPR, quando foi testado em espécies como Aedes aegypti, transmissora de doenças como a dengue e a febre amarela.

A Agência de Inovação UFPR divulgou uma oferta pública em busca de uma empresa interessada na molécula. “A BAIC Biotecnologia (multinacional de biotecnologia com foco na agricultura e desenvolvimento sustentável) apresentou interesse e formalizou uma proposta para transferência de tecnologia, inclusive com uma parceria para financiar e estender o limite geográfico de proteção da tecnologia”, explica Alexandre de Moraes, coordenador de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia da Agência de Inovação UFPR.

De acordo com Vivian Szilagyi Zecchin, coordenadora de assuntos regulatórios e de pesquisa e desenvolvimento da BAIC, a estimativa é de que o repelente, se aprovado nos testes de toxicidade, chegue ao mercado consumidor em dois ou três anos, dependendo do tempo para a concessão de licenças pelos órgãos responsáveis. “O primeiro passo é ajustar as formulações com a finalidade de escalonamento industrial sem perder a eficiência do produto. Em seguida, partiremos para os licenciamentos junto aos órgãos reguladores para cumprir os protocolos de eficiência e a comprovação da baixa toxicidade. Deste ponto em diante o produto está apto para ser comercializado, inclusive no mercado externo, pois o licenciamento de exploração da tecnologia contempla este aspecto”, informa.

O professor Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química da UFPR, explica que os testes “dizem respeito à garantia da segurança em se utilizar uma nova molécula em formulações de produtos que entrarão em contato com a pele das pessoas. Entre esses testes encontram-se os de toxicidade dérmica, ocular e de carcinogênese”. O professor é o responsável pelo desenvolvimento da molécula no Laboratório de Ecologia Química e Síntese de Produtos Naturais da UFPR.

Molécula da UFPR

A função do repelente é impedir que as fêmeas dos mosquitos encontrem as pessoas para picar. Isso porque elas usam o sangue humano para viabilizar os ovos durante a reprodução. A substância desenvolvida na UFPR usou um atraente, ou seja, uma molécula que é utilizada pelas fêmeas para a localização de hospedeiros. Entretanto, a substância passou por modificações químicas na estrutura visando alterar a informação passada pela molécula ao interagir com os receptores das fêmeas dos mosquitos, passando de atraente a repelente.

“A interação forte dos receptores com essa nova molécula, deve ser responsável por dificultar a interação dos receptores do mosquito com outras moléculas usadas pelas fêmeas para localizarem seus hospedeiros. A estratégia de aproveitar essa forte interação da molécula do atraente para desenvolver um repelente, resultou em uma elevada eficiência de repelência observada nos testes de laboratório”, descreve o professor Francisco.

Para a BAIC, uma das vantagens da molécula é a provável baixa toxicidade, o que gera expectativa de permissão de uso do repelente por crianças pequenas e mulheres grávidas. “O princípio ativo do repelente foi elaborado partindo do que já existe na natureza. Foi inspirado no processo de coevolução de seres humanos e insetos. É aí que está o brilhantismo da ideia: estamos aproveitando a sinalização química que os insetos reconhecem para confundir essa comunicação”, declara Vivian.

Outro diferencial da molécula está no fato de ser o primeiro repelente derivado de um atraente, tendo como matéria prima para a síntese uma substância de origem natural, biodegradável e de baixa toxicidade. “O processo de síntese dessa molécula envolve etapas reacionais, sem solvente e com quantidade bastante reduzida de um catalisador, o que minimiza o impacto ambiental na produção da molécula”, destaca o professor.

Mercado e indústria

Atualmente há três moléculas sintéticas usadas pela indústria na produção de repelentes. O DEET foi desenvolvido pelo exército dos Estados Unidos e é um dos mais usados pelo mercado. A icaridina e o IR3535 são as outras opções. A molécula da UFPR, que já tem patente nacional e internacional depositadas, será a quarta do mundo e a primeira desenvolvida fora dos Estados Unidos e Europa, caso seja aprovada para uso. A substância continua em estudo na UFPR e será objeto de parceria com um grupo de pesquisa norte-americano.

“A UFPR possui uma imensa gama de conhecimento que permite a interação com o setor produtivo para a inovação. Além da transferência de tecnologia, a universidade também oferta serviços técnicos e parcerias para pesquisa, desenvolvimento e inovação”, informa Alexandre de Moraes, da Agência de Inovação UFPR, que trabalha na aproximação entre a indústria e a universidade.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...