Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR terá mestrado de dupla titulação com universidade alemã na área de Engenharia Mecânica

Campus da Technische Hochschule Ingolstadt, que terá mestrado em parceria com UFPR. Foto: THI
Campus da Technische Hochschule Ingolstadt, que terá mestrado em parceria com UFPR. Foto: THI

A UFPR terá o seu primeiro mestrado de dupla titulação com a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI). A assinatura do acordo de cooperação foi feita no dia 4 de março, na THI, pelo reitor da universidade alemã, Walter Schober, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira.

Para participar desta dupla diplomação, o aluno deverá estar matriculado no mestrado em Engenharia Mecânica da UFPR ou, no caso dos alunos da Alemanha, no mestrado em International Automotive Engineering da THI. O aluno receberá o título de mestre dos dois cursos.

O Pré-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira, e o reitor da THI, Walter Schober, assinam acordo de cooperação. Foto: THI
O Pré-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira, e o reitor da THI, Walter Schober, assinam acordo de cooperação. Foto: THI

A UFPR já tem parceria com a Technische Hochschule Ingolstadt desde 2013 por meio do AWARE, um projeto de cooperação de longo prazo do qual também participa a UFSC. As atividades do programa incluem visitas de colaboração e projetos de pesquisa no campo da mobilidade.

Segundo Edilson Silveira, um dos objetivos do programa desde o início era institucionalizar uma dupla diplomação de mestrado.

Os alunos passarão o primeiro semestre na universidade de seu país de origem e outros dois semestres na universidade parceira. Quem entrar no programa neste ano já participará do intercâmbio. Dez alunos da UFPR serão selecionados para a temporada em Ingolstadt, cidade sede da montadora alemã Audi. Os primeiros mestrandos devem ir para a Alemanha no início de 2016.

“Nós sempre tentamos trazer uma experiência internacional aos estudantes. Isto é muito importante, porque hoje as empresas são internacionais”, disse Silveira.

A parte comum entre os mestrados brasileiro e alemão será ofertada em inglês. Os docentes da UFPR também ministrarão as aulas e orientarão os alunos em inglês. A apresentação do projeto e a defesa da dissertação também serão feitas na língua inglesa.

 

Meio Ambiente Urbano e Industrial

Outra parceria da UFPR com uma universidade alemã está se encaminhando para a implantação de mestrado de dupla titulação. O Programa Internacional de Mestrado Profissional Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI), criado em 2008, é oferecido pela UFPR em parceria com o Senai/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná) e a Universidade de Stuttgart.

Professores alemães já visitam periodicamente a UFPR para aulas e orientações do PPGMAUI. O acordo de dupla titulação deve ser aprovado pelas duas instituições ainda em 2015, de acordo com Edilson Silveira.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...