Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR terá Cátedra Camões com participação do Programa de Pós-Gradução em Letras

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberá, pela primeira vez, uma Cátedra Camões, que visa, entre suas propostas, promover ações integradas entre o Curso de Letras-Português e o Programa de Pós-Graduação em Letras. A professora do programa e coordenadora da iniciativa, Patrícia Cardoso, explica que a Cátedra Camões representa um importante reconhecimento por parte do órgão pertencente ao governo português. “Ela distingue a instituição que a possui – no nosso caso, a UFPR como um todo –, chancela sua representatividade no âmbito internacional”, destaca. A cátedra abarca o trabalho de pesquisa e investigação no campo da lusofonia – literatura, língua, história e áreas correlatas. O acordo entre a Reitoria da UFPR e o Instituto Camões deve ser formalizado em breve.

De acordo com informações divulgadas em seu site, o Instituto Camões promove a língua e a cultura portuguesas em universidades estrangeiras com intuito de assegurar a investigação e o ensino em múltiplas áreas disciplinares e multidisciplinares, nomeadamente as de Linguística, Literatura e outras Artes, História e Estudos Pós-coloniais. Seu principal objetivo é revelar o estatuto do português enquanto Língua de Ciência e de Cultura.

A ideia de criação de uma cátedra Camões na UFPR vem sendo discutida, há alguns anos, pelos professores do Centro de Estudos Portugueses da UFPR, ligado à área de Literatura Portuguesa do Departamento de Literatura e Linguística (DELLIN), como ressalta a professora Patrícia Cardoso. “Em março de 2021, com a ideia amadurecida, eu formalizei a proposta de sua criação junto ao Camões, Instituto da Cooperação e da Língua”.

Em outubro de 2021, o Instituto acolheu a proposta da criação da Cátedra, que terá como patrono o escritor português José Saramago. A professora Patrícia salienta que a obra do autor terá destaque, mas não será o objeto de atenção exclusivo das atividades da Cátedra. “Assim, docentes e discentes da Pós-graduação em Letras da UFPR, cujo trabalho se enquadre naquelas linhas de investigação, são bem-vindos a integrar e propor ações a serem abrigadas pela Cátedra”, afirma.

No Brasil, há outras seis Cátedras Camões: a Cátedra Agostinho da Silva, na Universidade de Brasília (UnB); a Cátedra – Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiros, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc Minas); a Cátedra Fidelino de Figueiredo, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); a Cátedra Jaime Cortesão, na Universidade de São Paulo (USP);  a Cátedra João Lúcio de Azevedo, na Universidade Federal do Pará; e a Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, na Puc Rio.

Com informações de Comunicação PPG Letras

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...