Ensino e Educação

UFPR terá seis novos cursos de mestrado e doutorado

Jaqueline Carrara     17 de abril de 2015 - 16h13

16778417966_1b2ee0af96_z

Departamento de Artes passará a oferecer Doutorado em Música – FOTO: Ana Assunção

As últimas sessões do Conselho Universitário da UFPR (Coun) aprovaram a criação dos doutorados em Engenharia Elétrica e Música, além do mestrado em Saúde Coletiva. Somados aos recém-desenvolvidos doutorado em Engenharia da Construção Civil, mestrado em Planejamento Urbano e mestrado profissional em Ensino de Química – já autorizados pela Capes e aguardando apenas parecer final do Coun – a Universidade contabiliza seis novos cursos de pós-graduação somente nos últimos dois meses.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, as aprovações acompanham um processo mais amplo de consolidação dos programas de pós-graduação. Segundo ele, “o fato de já termos programas vigentes em 47 das 48 áreas de avaliação da Capes demonstra que o trabalho agora é focar no fortalecimento dos grupos de pesquisa e na maior participação da UFPR em projetos de parceria em rede com outras instituições”, explica.

Com a inclusão dos seis novos cursos, a Universidade passará a ter 79 programas de pós-graduação, sendo 52 doutorados. Os números tornam-se ainda mais expressivos quando se verifica que, só nos últimos cinco anos, a UFPR mais que dobrou a quantidade de doutores formados anualmente no Paraná – passou de 198, em 2008, para 446, em 2014. “Com isso, a Universidade se posiciona entre as maiores do país no assunto, o que significa maturidade. Aliado às últimas conquistas de seis novos cursos que subiram para a nota 6 da Capes, firmamos a UFPR em um contexto de reconhecimento nacional”, avalia o pró-reitor.