Últimas notícias...

Nenhuma notícia nesta categoria!

Histórico de notícias

Eduardo Ratton representa a UFPR no workshop sobre Hidrovias no Mercosul, na Argentina

Celsina Favorito     15 de dezembro de 2014 - 8h30

Ptof. Eduardo Ratton. Foto: ITTI

Nada menos que 70% do território da América do Sul é composto por bacias hidrográficas com cursos de água, no entanto, a navegação ainda é pouco explorada. Por isso, é fundamental a discussão sobre a importância da conexão interna e externa dos portos, assim como modelos de gestão dos portos e da comunidade portuária, ressalta o professor do Departamento de Transportes da UFPR, Eduardo Ratton.

O docente representará a Universidade no workshop “Rumo a uma melhor utilização das hidrovias no Mercosul”, iniciado ontem. domingo, na cidade de Rosário/Argentina. Ratton destaca que durante as discussões, que prosseguem hoje, segunda-feira (15), serão apresentadas propostas visando a implantação de um sistema de transporte integrado e sustentável, com ênfase na navegabilidade, portos e logística nos países que integram o Mercosul.

De acordo com o professor Eduardo, as “hidrovias são de extrema relevância para a integração, pois facilitam a mobilidade de pessoas e mercadorias”. Destaca, também, que os projetos a serem executados no futuro, após a apresentação de ideias e propostas, vão estimular o desenvolvimento dos portos, devido a importância desse tipo de infraestrutura em níveis econômicos e sociais.

Evento como esse promovido pelo Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) com o apoio do banco CAF Desenvolvimento da América Latina são, portanto, fundamentais para discussão de questões estratégicas para a área, comenta Ratton, atual diretor do ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura do Setor de Tecnologia da UFPR.

Por Celsina Favorito, com informações do ITTI