Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia XXV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet) em 2020

O XXV Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet) será realizado em 2020 e, pela primeira vez, o Paraná será a sede. A oficialização do apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ao evento ocorreu na tarde da última segunda-feira, 18, em reunião realizada no Gabinete da Reitoria com a presença de representantes da Administração Central e dos PETs da Universidade.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu representantes discentes e de tutores dos 22 Grupos PET da Universidade. O Programa do governo federal mantém grupos de educação tutorial em cursos de graduação das universidades brasileiras, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A comissão apresentou os objetivos do encontro – cujo tema será “PET em luta: somos todxs iguais, braços dados ou não” – e as ações planejadas pela organização. Diversidade, inclusão, nacionalismo brasileiro e resistência foram conceitos citados pelos estudantes para escolha do eixo central do Encontro.

O evento será realizado em julho de 2020 na UFPR com apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de comissão científica que auxilia na organização. O reitor parabenizou os alunos pela escolha do tema, garantiu o apoio da Universidade ao XXV Enapet e destacou o engajamento das pró-reitorias para contribuir com a realização do evento. Multiculturalidade, políticas afirmativas, minorias, reconstrução do ser nacionalista e educação brasileira em todos os níveis serão temas discutidos no evento. “É um encontro de expectativas, de esperanças, que nos deixa muito entusiasmados. O Enapet do ano que vem vai ser um momento importante para a Universidade. Vocês estão exatamente tendo uma frequência de ação que é a frequência de ação que estamos tentando imprimir”, frisou.

A comissão composta por representantes discentes e de tutores se reuniu com a Administração Central no dia 18 de março. O XXV Enapet será realizado na UFPR em julho de 2020. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Na programação, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos, grupos de discussão e trabalho, encontros por atividade e assembleias. O público-alvo são integrantes discentes e tutores do PET de todos os estados brasileiros. A expectativa da organização é receber cerca de 1.200 congressistas.

Para o tutor do PET Química, professor Francisco de Assis Marques, organizar o evento é um momento de aprendizagem para os estudantes. “Tem toda a questão de discussão de estratégia, de captação de recursos, do que vai ser discutido e como. Para eles, é uma escola. É um evento estratégico para o fortalecimento e consolidação dos Programas PET e para a própria universidade pública, para discutir questões relacionadas ao financiamento, à democracia. A valorização da tríade ensino, pesquisa e extensão leva à formação de excelência para os alunos.”

Milena Machado Sachi, uma das integrantes da comissão, iniciou as atividades no PET Química em 2017, ano em que ingressou na graduação. “O PET me ensinou muito a poder me expressar e ter esses espaços para discutir não só sobre a Química, mas outros temas que são pertinentes à sociedade brasileira como um todo. É muito interessante a integração que temos lá dentro”.

O grupo informou elaborou planos de evento e de patrocínio e fez mapeamento de espaços nos prédios do Centro Politécnico, do Campus Jardim Botânico e do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), além de contatar professores e pró-reitorias, a Agência de Inovação e a JR Consultoria – empresa júnior de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade. Sete reuniões de planejamento já ocorreram. A UFPR conta com grupos de trabalho e comissões para estruturação do Enapet.

A vice-reitora, professora Graciela Inês Bolzón de Muniz, o pró-reitor de Graduação, professor Eduardo Barra, e o coordenador da Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (Coafe), Rodrigo Vassoler Serrato, participaram da reunião. Cerca de 50 pessoas, entre estudantes e professores, acompanharam o encontro.

Em abril de 2018 a UFPR sediou o XXI Encontro Regional dos Grupos PET do Sul – SULPET. O XXIV Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet) será realizado de 14 a 19 de julho em Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com o tutor Francisco, os eventos discutem questões transversais relevantes para o Programa, para a Universidade e para a sociedade. “Deles saem resoluções que são mandadas para o governo, para o sindicato”, finaliza o professor.

O PET foi criado em 1979. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), há 841 Grupos PET distribuídos em 121 instituições de ensino superior do Brasil.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...