Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia evento internacional de design para a sustentabilidade nesta semana

O conhecimento sobre design produzido em pesquisas de universidades ao redor do mundo será compartilhado em evento internacional desta quarta (3) a sexta-feira (5). Seis países se conectam para trocar informações e resultados sobre o design para a sustentabilidade a todos, tema da 3ª Conferência Global Distribuída LeNS (3rd LeNS World Distributed Conference). No Brasil, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediará o evento que ocorre simultaneamente na Cidade do México (México), Cidade do Cabo (África do Sul), Bangalore (Índia), Pequim (China) e Milão (Itália). Na UFPR, a Conferência será na Reitoria, com abertura às 9h30 desta quarta-feira (3), no Anfiteatro 800, Edifício Dom Pedro I. Inscrições para assistir às atividades, que serão em inglês, podem ser feitas gratuitamente neste site até esgotarem as vagas. A programação pode ser conferida neste link.

Durante os três dias, ao todo, serão apresentados 335 trabalhos na área, além de workshops e palestras, que serão transmitidas ao vivo entre os países. Na UFPR, serão apresentados 48 artigos de pesquisadores do Brasil, Austrália, Portugal e Gana. O evento inclui temas como materiais e energia, sistemas produto+serviço, economia distribuída, inovação social, mudança de comportamento, economia circular, novos modelos de negócio, comunidades tradicionais e economia informal.

O professor Aguinaldo dos Santos, do Departamento de Design da UFPR, participou de curso piloto da Rede Internacional de Aprendizagem de Redes sobre Sustentabilidade (LeNSin), que organiza o evento, no México, em 2017. Foto: Divulgação

O coordenador da LeNS no Brasil, Aguinaldo dos Santos, professor do Departamento de Design da UFPR, ressalta que este é o evento global mais importante em se tratando do design para a sustentabilidade. “O objetivo é reunir e compartilhar diferentes perspectivas globais (baixa/média/alta renda, hemisfério sul/norte, economia formal/informal etc.) sobre o design para a sustentabilidade voltado de forma ampla a todos os indivíduos”, diz. Um dos destaques da programação é o lançamento do livro “Design para a sustentabilidade: dimensão social”, que é resultado de um trabalho colaborativo com 12 instituições brasileiras. A obra, assim como outros volumes da série, é disponibilizada em licença aberta no site da editora Insight.

A conferência é organizada como parte do projeto Rede Internacional de Aprendizagem de Redes sobre Sustentabilidade (LeNSin). É voltada a acadêmicos, pesquisadores e educadores, bem como profissionais de diferentes áreas, por ser interdisciplinar, como designers, engenheiros, empresários, economistas, políticos, representantes de organizações governamentais e não governamentais.

Material didático colaborativo

O projeto Rede Internacional de Aprendizagem de Redes sobre Sustentabilidade (LeNSin), do programa da União Europeia Erasmus+, visa o desenvolvimento de material didático de forma colaborativa, com licença aberta e foco no tema sistemas produto+serviço sustentáveis e economia distribuída. “Almeja-se contribuir para a formação de uma nova geração de designers capazes de conceber e implementar soluções que conduzam a padrões de consumo e produção mais sustentáveis”, explica o professor Aguinaldo.

A LeNSin envolve 36 universidades da Europa, Ásia, África, América do Sul e América Central, entre elas a UFPR. São realizados cursos piloto para estudantes de graduação e pós-graduação para o teste de material didático, com a presença de docentes de diferentes países, como forma de possibilitar a troca de experiências entre professores. Na UFPR, por exemplo, no ano passado foi ministrada uma disciplina na graduação, com a presença de docentes da Índia e Inglaterra. Além disso, 18 instituições no Brasil produzem os livros base. Ano passado foram lançadas duas obras: “Fundamentos de sistemas produto+serviço” e “Design para a sustentabilidade: dimensão ambiental”, ambas disponíveis gratuitamente no site da editora Insight.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...