Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

UFPR sedia Encontro Regional de Licenciaturas em novembro; evento foi lançado nesta semana

Superintendência de Comunicação Social     15 de março de 2019 - 17h46

Professores de cerca de 10 universidades paranaenses se reuniram nesta semana na Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o lançamento da terceira edição do Encontro Regional de Licenciaturas (Enlic) Sul. Os docentes são representantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP) das instituições de ensino. O evento será sediado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Campus Jardim Botânico, com a temática “Os desafios da formação docente no cenário educacional brasileiro”.

Na reunião, foram constituídas a comissão organizadora e os comitês do Enlic Sul deste ano, que terão professores do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A expectativa é receber cerca de 2 mil inscrições – podem participar bolsistas acadêmicos, estudantes de Licenciatura e docentes. Um site do evento ainda será lançado, com posterior divulgação do período de inscrições.

Professores de cerca de 10 universidades paranaenses se reuniram na UFPR para o lançamento da terceira edição do Encontro Regional de Licenciaturas (Enlic) Sul. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“O objetivo do Enlic Sul é discutir as práticas docentes relacionadas ao cenário educacional brasileiro”, reforça a coordenadora institucional do Pibid na UFPR e representante da Universidade na comissão organizadora do evento, Claudia Maria Sallai Tanhoffer. Esta será a primeira vez que a UFPR sedia o evento, que também ocorrerá pela primeira vez no Paraná.

Para o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, está no ethos da Universidade a tarefa de formar professores. “Isso faz parte da história e da nossa identidade como instituição. E a nossa responsabilidade também é oferecer à comunidade e ao estado do Paraná uma instância reflexiva e crítica sobre as políticas em geral para a educação básica”, acrescenta.