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UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR se mobiliza para debater Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

 A Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Médio será tema de debate na Universidade Federal do Paraná, na sexta-feira (8). A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação, tem como objetivo a construção de propostas conjuntas pela comunidade acadêmica para serem apresentadas ao Conselho Nacional de Educação, órgão normativo do Sistema Nacional de Educação.

O impacto das alterações da base curricular na formação de professores pela UFPR é uma das principais preocupações dos cursos de licenciatura. “Há um grande temor nas Ciências Sociais”, afirma o coordenador do curso, Alexandro Dantas Trindade. “A base atemoriza os estudantes no que se refere ao exercício profissional. Além disso, a BNCC trata algumas disciplinas de forma transversal e não há previsibilidade de oferta das disciplinas de Filosofia e Sociologia como componentes curriculares”.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em caso de alteração da base curricular do ensino médio, os cursos de licenciatura também devem ter os currículos ajustados.  “Não dá para descolar e pensar somente no currículo do ensino superior, é fundamental fazer a reflexão na perspectiva do conjunto. O reflexo será sentido na educação superior”, avalia a vice-coordenadora do curso de Química da UFPR, professora Camila Silveira da Silva. “No curso, estamos conduzindo a discussão internamente. Ficamos felizes com o debate porque poderemos pensar enquanto universidade, já que a proposta vai impactar todos”, completa.

“Para o ensino de línguas estrangeiras, a BNCC não é positiva, pois prevê a exclusão de outras línguas que não sejam o inglês e isso causa o empobrecimento da oferta de línguas nas escolas públicas do Brasil. Nós do curso de Letras estamos preocupados e mobilizados para que o debate seja o mais abrangente e rico possível”, destaca o coordenador do curso de Letras, Roosevelt Araújo da Rocha Junior.

A intenção é elaborar um documento que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro e os desafios a serem enfrentados para a construção de uma educação de qualidade.

“Penso que a BNCC pode precarizar os cursos e licenciatura, especialmente se a lermos em face à Reforma do Ensino Médio, promulgada em 2016. De acordo com o próprio MEC, é a BNCC quem fornecerá a base curricular para o que está a ser chamado de ‘novo Ensino Médio’. E a tônica da reforma é a desvalorização das licenciaturas por meio da chamada flexibilização do currículo e a criação dos chamados itinerários formativos. O abandono da ideia de uma educação universal como direito impacta negativamente em especial nos cursos de formação de professores e, ainda mais especificamente, nos cursos de Humanas, já que as disciplinas dessa área de conhecimento tendem a perder espaço no ‘novo Ensino Médio’“, afirma o professor do Departamento de História Clóvis Gruner.

A mobilização da comunidade universitária é considerada essencial para a criação de espaços de oportunidade com a nova BNCC. “A base vai alterar o perfil de alunos que receberemos, por isso o debate é uma atitude de grande vanguarda da UFPR. Precisamos discutir isso no sentido preventivo e não esperar o aluno chegar formado pela nova base para decidir o que faremos”, diz o chefe do departamento de Matemática, José Carlos Eidam.

“Se a Universidade não é o único, deve ser um dos principais espaços de discussão e debate sobre as mudanças na educação e seus desdobramentos. E como o impacto não está limitado à Universidade, penso que o fundamental é que ele seja ampliado – ou seja, que a discussão travada no interior da UFPR seja amplificada e que o que começarmos a discutir aqui vá ao encontro, incorpore e seja incorporado, por debates que também estão a ser travados em outros espaços”, finaliza o docente Clóvis.

 

Instituto de Interação entre Universidade e Escola

 

O debate sobre a BNCC será seguido da apresentação da proposta do Instituto de Interação entre Universidade e Escola, uma unidade intersetorial, interdepartamental transversal e de caráter permanente, com a missão de articular, coordenar, disciplinar e fomentar as políticas, ações e unidades institucionais no âmbito da graduação, pós-graduação, inovação, pesquisa e extensão.

Uma das finalidades do Instituto da UFPR, que terá o projeto avaliado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), é promover a cooperação entre a universidade e as escolas de educação básica, por meio da aproximação das competências da instituição e das demandas da sociedade e do poder público, qualificação e melhoria da educação básica.

Entre as competências e atribuições do Instituto está o acolhimento e encaminhamento das demandas das comunidades escolares dirigidas à UFPR; contribuir para a participação da Universidade no acompanhamento e no cumprimento do Plano Nacional de Educação; promover o diálogo e a cooperação com as secretarias municipais e estadual de educação; trabalhar para a melhoria e qualificação dos estágios curriculares dos cursos de licenciatura; entre outras.

 

SERVIÇO:

“Debate sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Médio”

08 de junho de 2018, 8 horas, no Setor de Ciências Humanas – Sala Homero de Barros – Edifício D. Pedro I – 1º andar

 

Programação

8h00 Café

8h30 Composição da Mesa e manifestação das autoridades

9h00 Apresentação da proposta do “Instituto de Interação entre Universidade e Escola – Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra

10h00 Acompanhamento da transmissão simultânea da 2ª Audiência Pública BNCC -Ensino Médio promovida pelo Conselho Nacional de Educação em São Paulo/SP

10h45 Debate sobre a proposta da BNCC – Ensino Médio

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